China surpreende com florestas capazes de absorver mais poluentes que o esperado

Luciana Macêdo / Fotos Públicas

Pesquisadores identificaram que a China tem tido mais sucesso do que o antes avaliado em conter alterações climáticas no país.

Uma equipe composta por cientistas de diversos países observou que duas áreas chinesas têm sido responsáveis por absorver mais de 35% de toda a captura de carbono na atmosfera chinesa. O estudo, que foi possível graças a análises feitas no local e dados obtidos via satélite, foi publicado na revista científica “Nature”.

As áreas destacadas pelo projeto ficam em duas regiões do país: no sudoeste, nas províncias de Guangxi, Yunnan e Guizhou, e no nordeste, em Heilongjiang e Jilin. Apenas a região mais ao sul tem realizado 31,5% do sequestro total de carbono na China (-0,35 petagramas por ano, ou seja: 350 milhões de toneladas).

Já no nordeste chinês, o saldo final da relação entre carbono absorvido e carbono emitido representa 4,5% do sequestro de carbono do país (0,05 petagramas por ano, 50 milhões de toneladas).

Como se sabe, os chineses são responsáveis por 28% das emissões globais de carbono produzidos em todo mundo. Porém, o governo chinês se comprometeu a reduzir drasticamente esse cenário até o ano de 2060. A intenção é que as emissões se mantenham em alta até 2030 e que, a partir daí, haja um declínio considerável até chegar à neutralidade de emissões.

Para o pesquisador Yi Liu, coautor do estudo e integrante da Academia Chinesa de Ciências, a meta ousada anunciada pelo presidente Xi Jinping deve envolver uma mudança na produção de energia do país e também no crescimento dos reservatórios de sequestro de carbono sustentáveis.

Até bem recentemente, acreditava-se que as medidas tomadas pelo país para reduzir os índices de carbono na atmosfera estavam aquém de seus esforços. Mesmo com o aumento de vegetação nas últimas décadas, não se observava uma redução considerável nos números. A pesquisa publicada recentemente na “Nature” faz um contraponto a essa crença.

“A China é um dos maiores emissores globais de CO2, mas o quanto é absorvido por suas florestas é muito incerto. Trabalhando com dados de CO2 coletados pela Administração Meteorológica Chinesa, fomos capazes de localizar e quantificar quanto CO2 é absorvido pelas florestas chinesas”, diz Jing Wang, do Instituto de Física Atmosférica e principal autor do relatório.

Apesar da euforia em volta do artigo, é preciso lembrar que, de acordo com especialistas, a capacidade de absorção de carbono por uma floresta acaba diminuindo com o tempo. Mesmo assim, a novidade não deixa de ser um alento para controlar os impactos das mudanças climáticas na Terra.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …