De tanto acasalar, tartaruga centenária conseguiu salvar espécie da extinção

jdegenhardt / Flickr

Diego, tartaruga gigante macho de Galápagos com mais de 100 anos

Diego, tartaruga gigante macho de Galápagos com mais de 100 anos

Uma tartaruga gigante macho de Galápagos com mais de 100 anos de idade está sendo considerada a grande responsável por recuperar a população da espécie na sua ilha nativa, salvando-a da extinção.

Diego é uma tartaruga Chelonoidis hoodensis, espécie encontrada na natureza apenas em Española, ilha a sul do arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico.

O arquipélago ficou famoso mundialmente por ter sido alvo de estudos do naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução, devido a sua grande biodiversidade.

Há 50 anos, havia apenas dois machos e 12 fêmeas da espécie de Diego em Española – e os animais estavam espalhados demais pela ilha para que fosse possível reproduzirem.

Porém, o apetite sexual de Diego reverteu a situação. Vivendo num centro de reprodução na ilha Santa Cruz, uma das maiores de Galápagos, ele se tornou pai de cerca de 800 filhotes.

“É um macho reprodutor muito ativo sexualmente e contribuiu enormemente para repopular a ilha”, descreve à agência AFP Washington Tapia, especialista em preservação de tartarugas do Parque Nacional de Galápagos.

De volta a Galápagos

Com 80 quilos, 90 centímetros de comprimento e 1,5 metros de altura (se esticar as pernas e o pescoço), Diego é o macho dominante entre os três selecionados para recuperarem a espécie em Española. Ele convive com seis fêmeas, suas parceiras nesta missão.

Diego foi encontrado no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos – é daí que vem seu nome – após a espécie ter sido identificada por cientistas e uma campanha internacional ter sido lançada para encontrar mais exemplares deste tipo raro de tartaruga.

San Diego Shooter / Flickr

Tartarugas dos Galápagos acasalando

Tartarugas dos Galápagos acasalando

“Não sabemos exatamente como ou quando ele chegou aos Estados Unidos. Deve ter sido retirado de Española entre 1900 e 1959 por uma expedição científica”, pondera Tapia.

Diego foi levado de volta para Galápagos em 1976 e incluído no programa de reprodução da espécie.

Espécies ameaçadas

Os cientistas não tinham conhecimento do quanto Diego tinha contribuído para esta meta até uma análise genética mostrar, há seis anos, que era pai de 40% dos filhotes libertados na natureza pelo projeto.

Ao todo, duas mil tartarugas foram distribuídas pela ilha, e hoje a espécie não está mais ameaçada de extinção.

“Não diria que a espécie está em condições perfeitas, porque os registros históricos mostram que houve provavelmente mais de cinco mil tartarugas na ilha. Mas a população está aumentando, o que é mais importante”, disse Tapia.

Das 15 espécies de tartarugas gigantes com origem em Galápagos, três foram extintas, vítimas dos piratas do século XVIII que pilharam o frágil ecossistema do arquipélago.

Entre as espécies ameaçadas atualmente, nem todas têm um macho como Diego para vir salvá-las.

A esperança de recuperar a espécie Chelonoidis abingdoni, por exemplo, morreu quando, em 2012, faleceu o último sobrevivente conhecido, a tartatuga George, o Solitário, depois de se recusar por muitos anos a reproduzir em cativeiro.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …

Quanto custa para a Netflix produzir uma série?

Praticamente um império do entretenimento, não é equivocado dizer que a Netflix investe muito para ter um nome forte dentro do mercado na atualidade. Nós já falamos por aqui quais são as séries mais caras …