Contratação de Neymar pelo PSG renderá 300 milhões de euros à França

A contratação de Neymar pelo Paris Saint-Germain será um bom negócio para os cofres públicos da França, que, segundo uma estimativa publicada nesta quarta-feira (2) pelo jornal Le Figaro, receberão 300 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão) em cinco anos pela operação.

O erário francês embolsará, de entrada, 100 milhões de euros em conceito de cotações sociais derivadas do pagamento da cláusula de 222 milhões de euros pelo PSG para rescindir o contrato do brasileiro com o Barcelona.

Segundo o advogado especializado em direito esportivo Thierry Granturco, o PSG pagará essa quantia ao jogador em conceito de adiantamento de salário para que o próprio jogador a repasse ao clube espanhol.

Se for confirmado que Neymar receberá 35 milhões de euros líquidos por cada uma das próximas cinco temporadas, como afirmam alguns veículos de imprensa, os cofres franceses receberão outros 27 milhões em impostos e 10,5 milhões de euros em cotações sociais, segundo o economista Pierre Rondeau.

A França se beneficiaria ainda do aumento de impostos sobre circulação de mercadorias e serviços gerados com a venda de produtos do clube, além do aumento do imposto de empresas com o aumento de investimentos, o que leva ao cálculo de 300 milhões em cinco anos.

Ainda de acordo com a estimativa, se forem somados os impostos que serão pagos na Espanha pela transferência, o valor total a ser pago pelo PSG por Neymar pode chegar a 400 milhões de euros.

Por outro lado, na França, Neymar não deverá pagar o imposto sobre a fortuna, uma taxa especial que existe no país para taxar os mais ricos.

O brasileiro ficará isento do pagamento dessa taxa durante cinco anos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …