Neymar vai para a França: Barcelona joga a toalha e aguarda pagamento da multa pelo PSG

Neymar está cada vez mais perto de se tornar jogador do Paris Saint-Germain. O atacante deu sinais disso nos últimos dias, e o Barcelona jogou a toalha na tentativa de convencê-lo a permanecer.

O que era pessimismo no clube virou praticamente uma certeza de que o craque está de malas prontas para a França, conforme apurou o GloboEsporte.com com pessoas próximas à situação. Os catalães estão no aguardo do pagamento da multa rescisória de 222 milhões de euros (o equivalente a R$ 819 milhões) por parte dos franceses.

À diretoria, Neymar ainda não disse claramente que sairá, mas ela sente que o caso está muito bem encaminhado a favor do PSG, e o entorno do atacante sabe que ele está decidido a se transferir.

De acordo com o jornal “Mundo Deportivo”, o camisa 11 avisou aos companheiros de Barça na última quinta-feira que irá para a França. E o presidente, Josep Maria Bartomeu, deixou para trás o discurso de confiança na permanência.

“Queremos que Neymar fique, mas existem as cláusulas. Se ele quer ir, que pague a cláusula e vá”, disse Bartomeu em entrevista à ESPN americana em Miami.

O clássico deste sábado com o rival Real Madrid, portanto, tem grande chance de ser o último jogo de Neymar com a camisa blaugrana. Será o terceiro e último amistoso do Barcelona na pré-temporada realizada nos Estados Unidos, às 21h05 (de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real do GloboEsporte.com.

O time venceu os dois amistosos anteriores: 2 a 1 sobre a Juventus e 1 a 0 sobre o Manchester United, com Neymar marcando os três gols.

A cabeça de Neymar foi um turbilhão nas últimas semanas. Já esteve lá e cá. Primeiro, o camisa 11 se mostrou insatisfeito e convicto de que deveria mudar de ares rumo ao PSG.

Inclusive, Neymar comunicou isso aos compatriotas do time francês, como Marquinhos e Thiago Silva, além de ter combinado a transferência com Daniel Alves – foi uma das razões que fizeram o lateral-direito optar pelo Paris em detrimento do Manchester City comandado por seu técnico preferido, Guardiola.

Mas depois ele balançou com os pedidos dos companheiros de Barça para que ficasse, principalmente Piqué, Suárez e Messi, e mudou de ideia, transmitindo esse sentimento ao elenco – não foi à toa que Piqué postou a foto do “se queda” no domingo passado. Agora, no entanto, após passar dias bastante pensativo, segundo seu entorno, voltou a demonstrar que quer o PSG.

Desentendimento no treino e empurrão em segurança

O silêncio de Neymar durante todo esse período em que ele dominou o noticiário esportivo mundial foi, além de um forte indício de que ele não havia decidido seu futuro, motivo de irritação no Barcelona. E as últimas atitudes do atacante mostraram que ele está se sentindo pressionado.

Na quinta, se desentendeu com o lateral-direito recém-chegado Nelson Semedo durante o treino, e na sexta chegou a empurrar um segurança durante sua caminhada em um evento de patrocinador.

Até os jogadores que se mostravam bem otimistas quanto à permanência de Neymar mudaram o discurso. Em coletiva de imprensa na sexta, Andrés Iniesta pediu para que o camisa 11 se pronuncie logo sobre seu futuro, para assim dar mais tranquilidade ao elenco.

E Luis Suárez, um dos maiores amigos de Neymar no Barcelona, falou em tom pessimista. “Aconteça o que acontecer, não vamos perder o carinho que temos por ele. Quanto antes se resolver a situação, melhor para nós e para Ney. Mas já dará suas explicações O que temos que fazer é, como companheiros, apoiá-lo na decisão que ele tomar. Já será o momento dele de falar”, declarou o camisa 9 uruguaio.

O Barça voltará à Espanha após o clássico com o Real neste sábado, mas sem Neymar. Isso não tem a ver com a provável saída, pois já estavam marcados compromissos com o Barcelona e patrocinadores na China, para a próxima segunda-feira, 31. A tendência é que ele em seguida retorne a Barcelona antes de ir a Paris, caso seja contratado.

Enquanto isso, o PSG vai finalizando a fórmula para pagar a multa rescisória de 222 milhões de euros sem desrespeitar o fair play financeiro. A imprensa francesa diz que o clube encontrou uma maneira, mas ao mesmo tempo que está tentando convencer o Barcelona a fazer a venda de Neymar por esse mesmo valor de 222 milhões.

Assim, como seria uma venda e não o pagamento da multa, o montante dos impostos seria muito mais baixo, segundo o jornal “L’Equipe”. Os catalães, que antes estavam irredutíveis na ideia de não facilitar a saída do brasileiro, passaram a conversar com o PSG sobre o tema, segundo o jornal “Sport”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Modelo francesa se torna a primeira “playmate” transgênero da história da Playboy

A modelo francesa Ines Rau ganhou espaço nas páginas centrais da revista Playboy. Além de exibir suas curvas sem pudor, ela fez história ao se tornar a primeira “playmate” transgênero da história da revista. Ines não …

Poluição mata mais pessoas no mundo do que a guerra, a violência e a fome

Uma morte em cada seis ocorridas no mundo em 2015 esteve ligada à poluição, essencialmente à poluição do ar, mas também da água e dos locais de trabalho, segundo um estudo publicado na última sexta-feira …

Aplicativo para celular detecta sinais precoces do Mal de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores portugueses participa de um projeto europeu que detecta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença. O Parkinson é uma doença sutil e difícil de detectar. Os exames não …

Combate "fatal" entre robôs gigantes vira "aposta esportiva" do futuro

Como se fossem protagonistas da saga cinematográfica "Transformers", robôs humanoides gigantes se enfrentaram pela primeira vez em um duelo "fatal" em um projeto que pretende se transformar em uma modalidade esportiva com milhões de seguidores. Esse …

Putin revela há algo ainda “mais perigoso que uma bomba nuclear”

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo no sábado (21) a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, celebrado na Rússia entre os dias 22 e 14 de outubro. Seja …

Parada LGBT+ de Copacabana recorre a financiamento coletivo

Os organizadores da Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Copacabana recorreram a uma ferramenta de financiamento coletivo na internet para compensar a crise enfrentada em 2017, enquanto negociam o patrocínio de apoiadores …

Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem deficit

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é …

PF indicia ex-presidente do BNDES e Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) concluiu inquérito da Operação Acrônimo e indiciou oito pessoas, entre as quais o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e a primeira-dama de Minas Gerais, …

Coordenadora que convenceu aluno a parar de atirar em Goiânia: "Não tive medo"

A coordenadora que convenceu o adolescente de 14 anos a parar de atirar contra a turma disse neste domingo (22) ao Fantástico que não teve medo de abordar o aluno no Colégio Goyases, em Goiânia, …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer lugar em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos para …