Covid-19: Chile impõe quarentena em hotel para quem chegar do Brasil

O Ministério da Saúde do Chile anunciou neste fim de semana que, para controlar a propagação da variante de Manaus em território chileno, os passageiros que chegarem do Brasil, sejam chilenos ou estrangeiros, deverão ficar isolados em um hotel sanitário, arcando por conta própria com todos os gastos.

Além dos que chegarem do Brasil, todos os que estiveram no país nos últimos 14 dias também deverão se hospedar em um hotel sanitário por ao menos 72 horas. As diárias no hotel, os custos de deslocamentos e do novo exame deverão ser pagos pelo próprio passageiro antes mesmo de embarcarem no voo a Santiago.

“Todos os viajantes que entrarem no país vindos do Brasil ou que tenham estado no Brasil nos últimos 14 dias, irão a uma residência sanitária. Se o PCR der negativo, vão terminar a quarentena no seu domicílio. Neste hotel sanitário deverão ficar, pelo menos, durante 72 horas para depois completarem o isolamento de 10 dias em domicílio”, explicou a subsecretária de Saúde, Paula Daza.

A medida entrará em vigência a partir da próxima quinta-feira (25) por tempo indeterminado, de acordo com a evolução da situação sanitária no Chile.

À beira do colapso

A nova exigência procura desmotivar viagens ao e do Brasil num momento em que o Chile bate recordes diários de novos casos de Covid-19 e tem o sistema de saúde à beira do colapso.

Nas últimas 24 horas, pela primeira vez, o Chile superou os sete mil casos. Foram 7.084 novos contágios, acima do recorde de 6.938 casos registrados em 14 de junho passado, ápice da primeira onda. Em 24 horas, 93 pessoas morreram.

Os casos ativos chegam a 37.048 dos quais 2.227 estão em unidades de terapia intensiva. Restam apenas 198 leitos para pacientes críticos no país. A ocupação nas UTIs é de 95%.

Um total de 24 municípios, inclusive a capital Santiago, entraram em lockdown total neste fim de semana.

Apesar da situação crítica no Chile, o país mantém todas as fronteiras abertas, sem que nenhum estrangeiro tenha restrição de acesso, independentemente do país de origem.

Conter a variante brasileira

Até agora, todos os passageiros que chegam de qualquer lugar do mundo, precisam de um exame PCR negativo realizado até 72 horas antes do voo. Ao aterrissarem em Santiago, única entrada aérea habilitada, os passageiros devem fazer um novo teste e aguardar o resultado em domicílio.

A partir do próximo dia 25, todos os que chegarem do Brasil, mesmo que apresentem exame negativo, serão encaminhados a uma hospedagem sanitária obrigatória durante 72 horas, período durante o qual as autoridades vão tentar detectar a presença da variante brasileira. Para todos os demais passageiros que vierem de outros países, a quarentena obrigatória de 10 dias poderá ser realizada em domicílio.

“Todos os viajantes que atestarem positivo durante os primeiros 14 dias de entrada no Chile deverão fazer a sua quarentena num hotel sanitário e todos os viajantes que apresentarem um ou dois sintomas da doença também deverão ir a um hotel sanitário até que, através de um exame PCR, seja descartado o contágio”, acrescentou Paula Daza.

No hotel sanitário, o controle sobre cada passageiro promete ser maior. Até agora, as quarentenas em domicílios não têm uma fiscalização rígida, deixando o sistema dependente da honestidade de cada um.

“As restrições não têm sido sempre cumpridas porque não há fiscalização. Esse é um dos problemas que temos: as pessoas não cumprem como seria desejável e não há fiscalização adequada. São as próprias pessoas que devem enviar a informação de como se sentem, mas elas podem mentir e mentem. O problema é que agora existe a variante brasileira que é bastante agressiva”, explicou à RFI a infectologista Claudia Cortés, vice-presidente da Sociedade Chilena de Infectologia.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Chile registrou 925.089 contágios e 22.180 óbitos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …