Chile vai liberar viajantes de quarentena obrigatória a partir de novembro

O ministério chileno da Saúde anunciou nesta quarta-feira (6) mais uma mudança relacionada ao ingresso de pessoas ao país. Quem viajar para o Chile com o esquema de vacinação completo poderá ser liberado da quarentena obrigatória de cinco dias, desde que apresente um teste negativo PCR feito após a chegada no país.

A medida passa a valer a partir de 1° de novembro tanto para chilenos e estrangeiros residentes, quanto para turistas. “Esta é uma ótima notícia para o turismo, por isso devemos seguir nos cuidando para que possamos avançar ainda mais”, disse o subsecretário de Turismo José Luis Uriarte.

A subsecretária de Saúde do Chile Paula Daza esclareceu que a mudança foi deliberada “considerando os dados atuais de baixa incidência de casos positivos de Covid-19 em passageiros e todos os antecedentes epidemiológicos que temos hoje”.

De acordo com os dados divulgados pelo ministério da Saúde, de 23 de novembro de 2020 a 30 de setembro deste ano, somente 0,7% dos viajantes que entraram no país pelo Aeroporto Internacional de Santiago Arturo Merino Benítez apresentaram resultado positivo para a Covid-19.

O anúncio da mudança chega cerca de um mês depois que as fronteiras do país foram oficialmente abertas. Desde o dia 1° de outubro, quem está vacinado e chega ao Chile deve cumprir uma quarentena obrigatória de cinco dias.

Atualmente chilenos e estrangeiros residentes estão autorizados a entrar apresentando um teste PCR negativo (feito em até 72 horas antes do embarque) e uma declaração juramentada (preenchida de forma online pelo menos 48 horas antes do embarque). Para quem não está vacinado, o prazo de quarentena é de sete dias.

No caso dos turistas a documentação necessária é maior e não está permitido o ingresso de não vacinados. É preciso, além do teste PCR negativo e da declaração juramentada, um seguro médico com cobertura mínima de US$ 30 mil e a validação do esquema completo de vacinação. Essa validação é feita pelo Ministério da Saúde do Chile e é requerida através do site www.mevacuno.gob.cl.

O governo informa que este deve ser o primeiro passo para qualquer turista que deseja entrar no país e o prazo para recebimento da resposta é de até 30 dias. As vacinas que poderão ser validadas no Chile são as dos laboratórios Moderna, Pfizer/BioNTech, Janssen (Johnson&Johnson), Oxford/AstraZeneca, Sinopharm, Sinovac, CanSino y Generium (Sputnik-V).

O que muda a partir do dia 1° de novembro é basicamente a quarentena de cinco dias para chilenos, estrangeiros residentes e turistas vacinados. O período de isolamento deixa de ser obrigatória para aqueles que, após o desembarque no território chileno, realizem um novo teste PCR e tenham um resultado negativo. Essa medida não impede que os funcionários do Ministério da Saúde continuem entrando em contato por 10 dias para o acompanhamento de qualquer sintoma.

Passe de Mobilidade

De forma semelhante a iniciativas já implementadas em Israel, em países da União Européia e alguns estados dos Estados Unidos, o Chile implementou o chamado Passe de Mobilidade. Trata-se de um documento, emitido de forma online, a todos os que tenham completado seu esquema de vacinação. O documento contém um código QR dinâmico, isso quer dizer que pode ficar habilitado ou inabilitado em determinadas circunstâncias, tais como casos positivos de Covid-19 ou contatos próximos.

O equivalente chileno do Passaporte Sanitário está em vigência desde 26 de maio e permite que as pessoas possam fazer viagens inter-regionais, entrar em cinemas, teatros, academias, áreas internas de restaurantes e demais espaços onde seja requerido o documento para evitar aglomerações.

O turista que chega ao país com seu esquema de vacinação validado também recebe o Passe de Mobilidade. “Ao recebê-los no Chile nós vamos levar em consideração todos os protocolos sanitários e também será exigido que eles estejam com o Passe de Mobilidade habilitado. Estamos contentes com esse avanço, mas queremos seguir sendo responsáveis para que possamos chegar à alta temporada, dando passos adiante que nos permitam uma maior reativação do turistmo”, finalizou José Luis Uriarte, subsecretário de Turismo do Chile.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …