Vídeo do Estado Islâmico promete mais atentados na Espanha e em Portugal

A organização terrorista Estado Islâmico divulgou nesta quarta-feira (23), através do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram, no qual elogia os seus “irmãos autores dos ataques” da semana passada em Barcelona, e ameaça realizar mais atentados na Península Ibérica.

Em uma gravação intitulada “A Conquista de Barcelona”, cuja origem não foi ainda verificada, aparecem dois terroristas, um dos quais com o rosto coberto, dirigindo-se em espanhol a todos os “cristãos infiéis de Al-Ándalus“, designação que o Estado Islâmico dá à Península Ibérica.

Nas imagens, que segundo o jornal El País foram divulgadas no Telegram, um dos supostos terroristas, vestido com uniforme militar, de rosto descoberto e que se identifica como ‘Al Qurtubí’ (O Cordobês), assegura que “a guerra contra nós irá continuar até ao dia do juízo final. Se não se converterem ao Estado Islâmico, a jihad não terá fronteiras”.

“Façam a jihad onde quer que estejam, e Alá será complacente convosco“, conclui.

O segundo terrorista, que aparece de cara coberta e se identifica como Abu Salman al Andalusi, “O Andaluz”, repete, com um espanhol que não parece ser nativo, que “a nossa guerra contra vocês é até ao fim do mundo. Saiam da união dos cristãos, porque nós nunca os deixaremos tranquilos“.

Na mensagem, com cerca de 3 minutos, os terroristas avisam ainda “todos os cristãos espanhóis” que “não está esquecido o sangue de todos os muçulmanos derramado pela Inquisição Espanhola”.

“Vingaremos a vossa matança, que estão agora fazendo contra o Estado Islâmico, e, com a permissão de Alá, Al-Ándalus voltará a ser o que era, a Terra do Califado“, acrescenta.

O vídeo, durante o qual se ouve em pano de fundo uma música em árabe e francês, termina com imagens transmitidas pelas emissoras de televisão, entre as quais excertos das homenagens às vitimas dos atentados de Barcelona, do autor do ataque nas Ramblas, Younes Abouyaaqoub, do primeiro-ministro Mariano Rajoy e do Rei de Espanha, Felipe IV.

Sucessivas ameaças à Península Ibérica

Esta não é a primeira vez que o Estado Islâmico lança ameaças diretas a Espanha e Portugal através de mensagens em vídeo divulgadas nas redes sociais.

Em fevereiro do ano passado, numa destas mensagens, a organização terrorista ameaçou Portugal e Espanha e jurou recuperar a Península Ibérica. “Al-Andalus, tem paciência. Não é espanhola nem portuguesa, mas sim muçulmana”, referia a mensagem.

Um mês mais tarde, após os atentados em Bruxelas, na Bélgica, o Estado Islâmico fez uma ameaça direta a Portugal e Hungria: “Hoje Bruxelas e seu aeroporto, amanhã pode ser Portugal e a Hungria“.

Em novembro de 2015, ameaçou atacar Portugal, Espanha e Itália. “Realmente o que queremos, insha Allah [se Deus quiser], é Paris antes de Roma e de Al Andalus”, pode se ouvir no vídeo.

Segundo o livro “Empire of Fear: Inside the Islamic State”, lançado em julho de 2015 por Andrew Hosken, jornalista da BBC, mostra a extensão de território que o grupo quer controlar até 2020.

(dr) Empire of Fear

Segundo Hosken, o Estado Islâmico “quer sob seu controle tudo o que consideram fazer parte do mundo islâmico” – território no qual se inclui toda a Península Ibérica.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …