Menino não entra: festival sueco “castiga” os homens por abusos sexuais

O festival “proibido a homens” deve ser realizado no próximo verão europeu (de junho a setembro de 2018), depois do escândalo de abusos sexuais que recentemente ganhou as manchetes sobre um dos maiores festivais de música da Suécia.

Segundo a BBC, a iniciativa foi lançada pela comediante sueca Emma Knyckare no Twitter. “O que acham de um festival onde só os homens não são bem-vindos?”.

A ideia surgiu na sequência do grande número de casos de violação e abuso sexual ocorridos no Bravalla, um dos maiores festivais de música suecos, e que viu sua edição de 2018 ser cancelada precisamente por causa desta insegurança.

“Não temos palavras para descrever o quão tristes estamos com a situação, que lamentamos e condenamos. Não aceitamos isto no nosso festival“, afirmou a organização do evento em comunicado citado pela BBC.

Por isso, a comediante sueca já pôs as mãos à obra e diz que este festival de verão vai acontecer “até que todos os homens aprendam a se comportar”.

“Nos próximos dias, vou juntar um grupo forte de talentosos organizadores para começar a tratar do festival. Quando chegar a hora, vão ouvir falar de nós outra vez”, tweetou.

A comediante, que também é locutora de rádio, nega a ideia de que banir os homens deste evento seja injusto. Em declarações ao jornal sueco Aftonbladet, Knyckare afirma que “como parece sempre normal a discriminação contra mulheres, talvez também seja razoável excluir os homens durante três dias”.

A ideia de criar zonas de acesso proibido a homens nos festivais não é nova, conta a BBC. No ano passado, o festival de Glastonbury, na Inglaterra, tinha The Sisterhood, um espaço exclusivo para mulheres.

“Os criadores do The Sisterhood acreditam que estes espaços são necessários uma vez que ainda vivemos em um mundo feito e concebido para beneficiar os homens”, explicaram na época os organizadores.

// ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma estupidez tão grande quanto proibir mulheres de entrar num evento semelhante. Nada tem a ver com emancipação, tudo a ver com histerismo lésbico.

  2. Eu não acho estupidez. Hoje mulheres se sentem ameaçadas o tempo todo… e com o aval da população. Basta ver quando uma mulher é estuprada, a primeira coisa que falam, IMAGINO COM QUE ROUPA ESTAVA, como se só os homens tivessem o direito de andar sem camisa (isso também não, mas praticamente proíbe elas de andarem com roupas leves, será que vamos adotar a burca?).

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …