Menino não entra: festival sueco “castiga” os homens por abusos sexuais

O festival “proibido a homens” deve ser realizado no próximo verão europeu (de junho a setembro de 2018), depois do escândalo de abusos sexuais que recentemente ganhou as manchetes sobre um dos maiores festivais de música da Suécia.

Segundo a BBC, a iniciativa foi lançada pela comediante sueca Emma Knyckare no Twitter. “O que acham de um festival onde só os homens não são bem-vindos?”.

A ideia surgiu na sequência do grande número de casos de violação e abuso sexual ocorridos no Bravalla, um dos maiores festivais de música suecos, e que viu sua edição de 2018 ser cancelada precisamente por causa desta insegurança.

“Não temos palavras para descrever o quão tristes estamos com a situação, que lamentamos e condenamos. Não aceitamos isto no nosso festival“, afirmou a organização do evento em comunicado citado pela BBC.

Por isso, a comediante sueca já pôs as mãos à obra e diz que este festival de verão vai acontecer “até que todos os homens aprendam a se comportar”.

“Nos próximos dias, vou juntar um grupo forte de talentosos organizadores para começar a tratar do festival. Quando chegar a hora, vão ouvir falar de nós outra vez”, tweetou.

A comediante, que também é locutora de rádio, nega a ideia de que banir os homens deste evento seja injusto. Em declarações ao jornal sueco Aftonbladet, Knyckare afirma que “como parece sempre normal a discriminação contra mulheres, talvez também seja razoável excluir os homens durante três dias”.

A ideia de criar zonas de acesso proibido a homens nos festivais não é nova, conta a BBC. No ano passado, o festival de Glastonbury, na Inglaterra, tinha The Sisterhood, um espaço exclusivo para mulheres.

“Os criadores do The Sisterhood acreditam que estes espaços são necessários uma vez que ainda vivemos em um mundo feito e concebido para beneficiar os homens”, explicaram na época os organizadores.

// ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma estupidez tão grande quanto proibir mulheres de entrar num evento semelhante. Nada tem a ver com emancipação, tudo a ver com histerismo lésbico.

  2. Eu não acho estupidez. Hoje mulheres se sentem ameaçadas o tempo todo… e com o aval da população. Basta ver quando uma mulher é estuprada, a primeira coisa que falam, IMAGINO COM QUE ROUPA ESTAVA, como se só os homens tivessem o direito de andar sem camisa (isso também não, mas praticamente proíbe elas de andarem com roupas leves, será que vamos adotar a burca?).

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …