Menino não entra: festival sueco “castiga” os homens por abusos sexuais

O festival “proibido a homens” deve ser realizado no próximo verão europeu (de junho a setembro de 2018), depois do escândalo de abusos sexuais que recentemente ganhou as manchetes sobre um dos maiores festivais de música da Suécia.

Segundo a BBC, a iniciativa foi lançada pela comediante sueca Emma Knyckare no Twitter. “O que acham de um festival onde só os homens não são bem-vindos?”.

A ideia surgiu na sequência do grande número de casos de violação e abuso sexual ocorridos no Bravalla, um dos maiores festivais de música suecos, e que viu sua edição de 2018 ser cancelada precisamente por causa desta insegurança.

“Não temos palavras para descrever o quão tristes estamos com a situação, que lamentamos e condenamos. Não aceitamos isto no nosso festival“, afirmou a organização do evento em comunicado citado pela BBC.

Por isso, a comediante sueca já pôs as mãos à obra e diz que este festival de verão vai acontecer “até que todos os homens aprendam a se comportar”.

“Nos próximos dias, vou juntar um grupo forte de talentosos organizadores para começar a tratar do festival. Quando chegar a hora, vão ouvir falar de nós outra vez”, tweetou.

A comediante, que também é locutora de rádio, nega a ideia de que banir os homens deste evento seja injusto. Em declarações ao jornal sueco Aftonbladet, Knyckare afirma que “como parece sempre normal a discriminação contra mulheres, talvez também seja razoável excluir os homens durante três dias”.

A ideia de criar zonas de acesso proibido a homens nos festivais não é nova, conta a BBC. No ano passado, o festival de Glastonbury, na Inglaterra, tinha The Sisterhood, um espaço exclusivo para mulheres.

“Os criadores do The Sisterhood acreditam que estes espaços são necessários uma vez que ainda vivemos em um mundo feito e concebido para beneficiar os homens”, explicaram na época os organizadores.

// ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma estupidez tão grande quanto proibir mulheres de entrar num evento semelhante. Nada tem a ver com emancipação, tudo a ver com histerismo lésbico.

  2. Eu não acho estupidez. Hoje mulheres se sentem ameaçadas o tempo todo… e com o aval da população. Basta ver quando uma mulher é estuprada, a primeira coisa que falam, IMAGINO COM QUE ROUPA ESTAVA, como se só os homens tivessem o direito de andar sem camisa (isso também não, mas praticamente proíbe elas de andarem com roupas leves, será que vamos adotar a burca?).

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …