Mais de mil cães e gatos são salvos de virarem comida em festival chinês

-

Na China, anualmente são mortos mais de 20 milhões de cães e quatro milhões de gatos para consumo humano. Esta terça-feira (20), um grupo de ativistas salvou mais de mil animais de serem mortos no festival de carne de cão.

Na véspera do festival de carne de cão que se realiza anualmente na China, um grupo de ativistas tomou de assalto um caminhão que seguia em direção a um matadouro e que transportava mais de mil cães e gatos.

A organização de ativistas espera que o resgate dos animais seja visto como um “lembrete” de que o consumo humano de carne animal não acontece só durante o festival – já que o caminhão não se dirigia para Yulin, local onde se realiza o evento –, mas é um problema que dura todo o ano e acontece em todo o país.

Peter Li, um dos organizadores do grupo de ativistas, diz que este foi um dos maiores resgates até então: “Foi um audacioso resgate, o maior que vimos até agora na China. Aplaudimos o trabalho dos homens e mulheres que salvaram a vida destes animais que iam em direção a uma matança brutal”.

Do grupo de 100 ativistas, alguns negociaram com o condutor do caminhão e com a polícia para poder resgatar os animais, enquanto outros providenciavam suporte de vida e cuidados básicos aos cães e gatos, que estavam desidratados e exaustos.

Já foram realizadas várias petições para que o festival não acontecesse, que chegaram até a juntar mais de 11 milhões de assinaturas – ou seja, mais do que toda a população portuguesa. No entanto, ainda que o número seja elevado, foi insuficiente para impedir o evento de acontecer.

Sobre o assunto, a revista Sábado informa que o jornal chinês Global Times garante um festival “mais moderado” este ano, de forma a evitar controvérsia.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os ativistas poderiam ter perguntado aos famintos da África o que fariam com esses milhares de cães e gatos apreendidos. Melhor ainda: por que não defendem os seres humanos que passam fome?
    Se esse povo aumentar em número, chegará a vez de tentar impedir o funcionamento dos açougues e churrascarias.
    Aí, o bicho vai pegar!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …