Desconhecida doença cerebral fatal no Canadá deixa médicos em alerta

(dr) baycrest.org

Segundo recentes informações, mais de 40 pessoas no Canadá contraíram uma misteriosa doença cerebral em meio a uma série de casos cujos sintomas envolvem perda de memória, alucinações e atrofia muscular.

Autoridades da província canadense de New Brunswick querem descobrir as causas da doença, mas especialistas dizem que com uma quantidade tão pequena de casos, há mais perguntas do que respostas, e exortaram à população a não entrar em pânico, escreve The Guardian.

Há mais de um ano funcionários da saúde pública têm acompanhado um grupo de 43 casos com suspeita da doença neurológica na referida província sem saber a sua causa.

Os residentes descobriram na semana passada, depois que um documento vazado da Agência Pública de Saúde de New Brunswick pedia aos médicos para estarem mais atentos a sintomas semelhantes à doença de Creutzfeldt-Jakob, uma enfermidade cerebral e fatal causada por proteínas mal formadas conhecidas como príons.

“Estamos colaborando com diferentes grupos e especialistas nacionais, no entanto, neste momento, não foi identificada qualquer causa evidente”, lê-se no documento.

A rede de vigilância da doença Creutzfeldt-Jakob do Canadá ficou em alerta devido a sintomas semelhantes que incluem perda de memória, problemas de visão e movimentos anormais, porém, os exames não revelaram casos confirmados desta doença.

“Não temos provas que sugiram que é uma doença priônica” disse Alier Marrero, neurologista que lidera a investigação em New Brunswick, acrescentando que os pacientes incialmente queixavam-se de dores, espasmos e alterações comportamentais.

Mas entre 18 e 36 meses de monitoramento, alguns pacientes começaram a sofrer declínio cognitivo, degradação muscular, excesso de produção de saliva e vários pacientes começaram a ter alucinações assustadoras, incluindo sensação de insetos rastejando na pele, segundo aponta o relatório.

Em 2015, foi registrado apenas um caso suspeito, mas em 2019 houve 11 casos e 24 em 2020. Cientistas acreditam que cinco pessoas morreram da doença.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …