Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas cinco pacientes da Itália parecem contrariar essa informação.

Os casos foram reportados na publicação IDCases, indicando que conjuntivite aguda sem remissão pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes. O coautor do relato Edoardo Trovato Battagliola falou que a conjuntivite em si não é comum entre as pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Mas quando ocorre, geralmente, é acompanhada de outros sintomas como febre, mal estar generalizado e tosse.

A peculiaridade desses pacientes é que a conjuntivite permaneceu como único sintoma. Os infectados apresentaram conjuntivite aguda e sintomas como hiperemia conjuntival, epífora, secreção e fotofobia reportados após vários dias sem melhora dos sintomas.

Os médicos confirmaram o diagnóstico de conjuntivite aguda e aconselharam o tratamento dos sintomas. Como o tratamento ocorreu durante a pandemia e os pacientes haviam viajado à Lombardia, mesmo sem eles terem febre, sintomas respiratórios ou outros sintomas de Covid-19, foram solicitados testes para a doença e os cinco tiveram resultado positivo.

Os pacientes foram orientados a fazer quarentena até que os sintomas passassem e eles foram acompanhados por telefone. Durante o período de recuperação continuaram sem relatar outros sintomas da Covid-19.

Embora seja bom para os pacientes reagir de forma positiva a infecção, sem sintomas graves, Battagliola considera que eles representam uma ameaça maior para outras pessoas. Isso porque os infectados ficam menos conscientes da sua condição, mas continuarem passando o vírus para outras pessoas.

Atenção aos olhos

Os autores do estudo concluíram que pode não ser aconselhável testar todos os pacientes com sintomas similares, até que sejam feitas mais pesquisas para estabelecer com maior clareza a relação entre conjuntivite e Covid-19.

Os resultados ressaltam a necessidade de mais pesquisas e a importância da proteção dos olhos para profissionais da área da saúde, alertam os autores. Mesmo quando atendem pacientes sem os sintomas típicos da doença. Porque as conjuntivas são suscetíveis a vírus respiratórios e permanecem um importante ponto de entrada.

Não se sabe a porcentagem de pacientes que apresentarão conjuntivite como um dos primeiros ou como único sintoma de Covid-19. Mas essa publicação revela que a conjuntivite pode aparecer dias antes dos sintomas típicos da doença.

No esforço para combater a disseminação do SARS-CoV-2, os autores querem enfatizar a possibilidade de ocorrerem apresentações clínicas atípicas da Covid-19 e que, portanto, deve ser mantido um alto nível de suspeita

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden pedirá a americanos para usarem máscara por cem dias

Em entrevista à CNN, presidente eleito afirma que medida pode ajudar a reduzir números da pandemia e garante que Anthony Fauci continua como conselheiro-chefe de saúde em seu governo. O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, …

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …