Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas cinco pacientes da Itália parecem contrariar essa informação.

Os casos foram reportados na publicação IDCases, indicando que conjuntivite aguda sem remissão pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes. O coautor do relato Edoardo Trovato Battagliola falou que a conjuntivite em si não é comum entre as pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Mas quando ocorre, geralmente, é acompanhada de outros sintomas como febre, mal estar generalizado e tosse.

A peculiaridade desses pacientes é que a conjuntivite permaneceu como único sintoma. Os infectados apresentaram conjuntivite aguda e sintomas como hiperemia conjuntival, epífora, secreção e fotofobia reportados após vários dias sem melhora dos sintomas.

Os médicos confirmaram o diagnóstico de conjuntivite aguda e aconselharam o tratamento dos sintomas. Como o tratamento ocorreu durante a pandemia e os pacientes haviam viajado à Lombardia, mesmo sem eles terem febre, sintomas respiratórios ou outros sintomas de Covid-19, foram solicitados testes para a doença e os cinco tiveram resultado positivo.

Os pacientes foram orientados a fazer quarentena até que os sintomas passassem e eles foram acompanhados por telefone. Durante o período de recuperação continuaram sem relatar outros sintomas da Covid-19.

Embora seja bom para os pacientes reagir de forma positiva a infecção, sem sintomas graves, Battagliola considera que eles representam uma ameaça maior para outras pessoas. Isso porque os infectados ficam menos conscientes da sua condição, mas continuarem passando o vírus para outras pessoas.

Atenção aos olhos

Os autores do estudo concluíram que pode não ser aconselhável testar todos os pacientes com sintomas similares, até que sejam feitas mais pesquisas para estabelecer com maior clareza a relação entre conjuntivite e Covid-19.

Os resultados ressaltam a necessidade de mais pesquisas e a importância da proteção dos olhos para profissionais da área da saúde, alertam os autores. Mesmo quando atendem pacientes sem os sintomas típicos da doença. Porque as conjuntivas são suscetíveis a vírus respiratórios e permanecem um importante ponto de entrada.

Não se sabe a porcentagem de pacientes que apresentarão conjuntivite como um dos primeiros ou como único sintoma de Covid-19. Mas essa publicação revela que a conjuntivite pode aparecer dias antes dos sintomas típicos da doença.

No esforço para combater a disseminação do SARS-CoV-2, os autores querem enfatizar a possibilidade de ocorrerem apresentações clínicas atípicas da Covid-19 e que, portanto, deve ser mantido um alto nível de suspeita

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …