A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou nesta quarta-feira (11) o registro da segunda morte, na Bahia, com sintomas da doença misteriosa, que deixa a urina preta. Segundo a Sesab o óbito ocorreu no último sábado (7), na capital baiana.
Como ainda não há informações sobre as causas da doença, os casos estão sendo chamados de “mialgia”, que significa dor muscular. A misteriosa doença que atinge a Bahia provoca dores musculares e urina preta.
A primeira morte relacionada à doença foi de um homem, de idade não divulgada, e foi registrada nesta terça-feira (10), em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Sesab, a segunda vítima foi também um homem, que também não teve nome e idade divulgados.
A Vigilância Epidemiológica da Bahia está investigando o caso.
As primeiras suspeitas eram de que peixes consumidos na região do litoral norte estavam causando intoxicação. Segundo disse em Dezembro o médico Antônio Bandeira, do Hospital Aliança, todos os pacientes que relataram dores e urina escura se tinham alimentado horas antes de peixe.
“A gente comeu na última quinta e sexta, mas foi no segundo dia pela tarde que sentimos uma ‘dorzinha’ atrás do pescoço. À noite, começamos a sentir mais forte, e nas costas. Logo depois, passou para as pernas e braços. Quando percebemos, já estava pelo corpo todo”, contou a estudante Geovana Colavolpe, 24 anos, uma das afetadas.
Amostras de pacientes analisadas no laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) indicaram vestígios do enterovírus e do parechovírus. A coordenação do laboratório espera ter um diagnóstico mais preciso até sexta-feira (13).
Ciberia // Portal de Notícias