Verdadeira ‘doença dos zumbis’ se espalha nos EUA

Nos EUA, os cientistas registraram vários casos de leishmaniose, uma doença causada por protozoários que faz o corpo de uma pessoa apodrecer e se fragmentar.

Alegadamente, a doença teria penetrado nos EUA vinda do Iraque ou Afeganistão, diz-se no artigo publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

“Além de militares que estão no serviço no Iraque e Afeganistão, os eco-turistas que viajam à América Central e Latina também são altamente vulneráveis perante a doença”, disse Naomi Aronson, especialista da Universidade Militar e Médica de Bethesda (EUA).

“A forma mucocutânea desta doença provoca cicatrizes repugnantes, enquanto sua forma interior é mortal, por isso é que o diagnóstico precoce e uma estratégia certa do combate ao protozoário são vitais para nós”, acrescentou.

Em abril do ano passado a mídia internacional começou a divulgar informações sobre a “doença misteriosa dos jihadistas” que proliferava entre os habitantes das regiões sírias controladas pelas forças do Daesh. Segundo dizem os testemunhas, esta doença faz a pessoa infetada literalmente se desfazer, sendo que o processo começa com o rosto.

Os médicos têm duas teorias quanto às origens da epidemia – podem ser estreptococos do grupo A que provocam fasciíte necrosante ou protozoários de leishmania que se propagam através de mesquinhas e micróbios.

D.S. Martin, CDC / Wikimedia

Úlcera cutânea causada pela Leishmaniose num adulto da América Central

Úlcera cutânea causada pela Leishmaniose num adulto da América Central

Ambas as doenças levam ao mesmo resultado e são da mesma forma mortais para os infetados, o que leva os médicos a buscarem métodos de proteger a população do Oriente Médio desta doença horrível. No momento, segundo avalia a revista PloS One, vários milhares de pessoas na zona do conflito são hospedeiros de leishmaniose e fasciíte.

Aronson e suas colegas afirmam que, ao longo dos últimos meses, houve vários casos de contaminação no território do Texas e Oklahoma, sendo todos os sintomas parecidos com os de leishmaniose.

Este fato fez com que os cientistas estudassem as vias prováveis de propagação da infeção pela América do Norte, tomando em conta que lá não habitam mosquitos.

Segundo mostrou a análise, as células de leishmaniose extraídas dos tecidos e sangue de infetados são familiares aos protozoários de dois cantos do mundo: o gênero Leischmania tropica do Oriente Médio e Leischmania braziliensis, bem como Leischmania guyanensis na América Latina.

Também há cerca de duas dezenas de tipos deste protozoário que habitam a África e a América do Sul.

Deste modo, os grupos de pessoas que se tornaram hospedeiros do protozoário, no Oriente Médio, são por excelência os militares do Exército norte-americano que têm contato com os cadáveres das pessoas já infetadas, enquanto na América do Sul são na maioria turistas e apreciadores da natureza selvagem.

O tratamento e diagnóstico de todos estes tipos de leishmaniose se diferem, o que os médicos devem levar em conta ao interrogar os pacientes sobre as viagens que fizeram e serviço militar.

Mais do que isso, ao autores do artigo recomendam às agências de turismo aconselhar seus clientes a usarem repelentes durante as viagens ao Brasil e outras regiões da América do Sul e a se dirigirem aos médicos assim que notarem quaisquer sintomas da doença.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …