Já imaginou ter que mostrar tudo que busca na internet aos professores? Pois bem, a ministra da educação da Dinamarca, Merete Riisager, propôs uma lei que pode obrigar os alunos do país a ter que revelar seus históricos de busca na web aos seus mestres.
De acordo com o noticiário local DR, a ideia da proposta é tornar mais difícil que os estudantes “colem” em provas, ou mesmo que façam uso indevido da tecnologia durante as avaliações.
Os funcionários das escolas, conforme a proposta, poderão verificar tanto o histórico de buscas dos alunos quanto as suas atividades nas redes sociais.
O The Next Web diz que o texto proposto também possibilita aos educadores o direito de inspecionar, “caso necessário”, outros conteúdos dos computadores dos estudantes, como arquivos e registros de atividades.
Segundo o projeto de lei, a verificação dos computadores dos alunos poderá ser feita antes que os alunos realizem provas ou apresentem trabalhos. Se os estudantes se negarem a liberar o acesso aos conteúdos, poderão sofrer punições graves, até mesmo a expulsão da escola.
Vários setores se mostraram contrários à proposta. O diretor da associação dinamarquesa de ensino médio, Jens Philip Yasdani, disse que tal medida fere o direito dos alunos a privacidade.
Ciberia // Oficina da Net