A Universidade de Harvard cancelou o processo de candidatura a dez alunos por terem compartilhado conteúdos de teor sexista e racista nas redes sociais. Piadas de mau gosto sobre o Holocausto e o abuso de crianças são alguns dos exemplos.
Harvard está entre as mais prestigiadas instituições de ensino de todo o mundo. A instituição norte-americana é reconhecida por práticas de seleção rigorosas e, por causa disso, a universidade expulsou dez alunos por terem publicado nas suas contas das redes sociais memes com conteúdos ofensivos.
Os alunos foram pegos publicando conteúdos com teor sexista e racista, segundo afirma o Harvard Crimson. Os alunos publicaram as imagens em um grupo privado do Facebook denominado “Harvard memes for horny bourgeois teens” (“Memes de Harvard para adolescentes burgueses excitados” na tradução para português).
Segundo a mesma fonte, no grupo do Facebook havia várias imagens com piadas relativas ao Holocausto, assim como piadas à morte de crianças, material racista e um post que se referia ao hipotético enforcamento de uma criança mexicana como “Hora da Piñata”.
O grupo era alimentado por participações de um suposto ritual de iniciação à universidade, o “Harvard College Class of 2021”. Quem cumprisse as tarefas do trote, ganhava acesso ao grupo do Facebook usado para as piadas de mau gosto.
Os dez alunos receberam uma convocatória para explicar a conduta perante a instituição de ensino que, apesar das muitas e diversificadas justificativas, cancelou o processo de candidatura.
Para ingressar em Harvard, é necessário o pagamento de cerca de 2,5 milhões de dólares (mais de R$ 8 milhões).
// ZAP