Doença misteriosa que atinge a Bahia provoca dores musculares e urina preta

Geovana Colavolpe / Facebook

Geovana Colavolpe, 24 anos, é uma das pessoas na Bahia que apresentaram os sintomas da doença

Geovana Colavolpe, 24 anos, é uma das pessoas na Bahia que apresentaram os sintomas da doença

A estudante Geovana Colavolpe, 24 anos, é uma das 11 pessoas na Bahia que apresentaram os sintomas da doença misteriosa que provoca dores musculares e urina preta.

Ela estava no Litoral Norte, na última semana, com o namorado e um casal de amigos quando perceberam o problema. Todos eles comeram peixe, mas só a estudante e o namorado apresentaram os sintomas.

Eles compraram o peixe conhecido como olho de boi na Praia de Genipabu, região de Guarajuba, na mão de um pescador e fizeram uma moqueca na casa de uma tia.

“A gente comeu na última quinta e sexta, mas foi no segundo dia pela tarde que sentimos uma ‘dorzinha’ atrás do pescoço. À noite, começamos a sentir mais forte, e nas costas. Logo depois, passou para as pernas e braços. Quando percebemos, já estava pelo corpo todo”, contou a estudante.

Segundo a jovem, a dor é muito forte e ficou mais intensa pela noite. “Parece com uma câimbra. Nunca tive essa dor na vida. Não sei nem explicar. No dia seguinte, a sensação era como aquela de quando a gente malha e fica toda dolorida”, explicou.

Sobrinha de ortopedistas, Geovana tomou relaxante muscular, assim como o namorado.

“Fiquei com medo e pensei em ir ao hospital, mas como já era 22h, era difícil ficar rodando. Já sei que anti-inflamatórios não cabe em um caso como é esse. Preferi tomar dipirona, beber muita água e, no dia seguinte, voltamos cedo para Salvador”, contou Geovana.

“Os médicos disseram que o que tomamos foi o certo”, disse a estudante, que foi atendida no Hospital Aliança.

Ela relata ainda que na madrugada do sábado (10), quando as dores diminuíram, o namorado levantou para fazer xixi e percebeu que a urina estava escura como café. “Ele me chamou para ver, mas pela dor ter aliviado, ele pensou que fosse resultado do remédio. Depois, ao longo do dia, foi clareando até voltar ao normal”, lembra.

O casal ficou internado até a última quarta-feira (14), mas devem retornar ao médico na próxima semana para repetir os exames. “Agora, estou tranquila. Meu medo era ser algum vírus, mas nossos exames estavam normais. O médico disse apenas que era para termos cuidados normais, como lavar as mãos, e não ter pânico”, comentou a jovem, aliviada.

Além de Geovana e o namorado, outras nove pessoas foram acompanhadas por conta dos mesmos sintomas.

Apesar dos conselhos da mãe, a modelo baiana Briana Jung, 27, não quis ir ao posto médico do bairro onde mora. “Sempre que vou lá eles dão um diagnóstico simples e não procuram saber o que está causando a dor. Então, eu preferi tomar muita água e usar salonpas nas costas”, explicou.

Esta sexta-feira Briana comentou seu caso no Facebook, e recomenda a quem tiver os sintomas que vá a uma emergência.

Briana estava de férias na Europa e começou a sentir os sintomas um dia depois de retornar ao Brasil. “Na terça-feira (6), a dor começou centralizada no centro das costas. Depois foi subindo para a nuca. Nos dias 8 e 9, a dor foi mais forte. Foi o auge. É uma dor intensa, que não parou e me deixou meio dura”, disse.

Segundo ela, o mal estar foi diminuindo e cessou no dia 12 deste mês. Ela também percebeu a urina amarela escura e sentia ardor ao urinar.

“A dor mais forte se concentrou na região muscular das costas e nuca. Chegava a me dar leve dor na cabeça e no ouvido direito. Cheguei a pensar em meningite, mas como não tive febre ou outros sintomas, não me preocupei com isso”, disse ela, que, apesar de não ter mais os sintomas, decidiu procurar um médico para investigar seu caso.

Diferente de outros casos, ela não consumiu peixe durante ou depois da viagem.

Alerta

Segundo o médico Antônio Bandeira, do Hospital Aliança, todos os pacientes que relataram dores e urina escura se alimentam ou se alimentaram horas antes de peixe.

A relação dos sintomas com a ingestão do alimento também está sendo considerada. Além disso, a outra hipótese do médico é de que um agente transmissor seja responsável pelo problema.

O surto foi informado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que disse, em nota, ter notificado a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) para investigar os casos. As amostras dos pacientes foram coletadas para identificar possíveis vírus ou agentes transmissivos.

Segundo o professor Gúbio Soares, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o laudo que deve indicar qual a causa da doença só será concluído em 15 dias.

Segundo o médico infectologista, quem apresenta os sintomas deve procurar um médico e se hidratar para evitar uma crise renal.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …