Doença misteriosa que atinge a Bahia provoca dores musculares e urina preta

Geovana Colavolpe / Facebook

Geovana Colavolpe, 24 anos, é uma das pessoas na Bahia que apresentaram os sintomas da doença

Geovana Colavolpe, 24 anos, é uma das pessoas na Bahia que apresentaram os sintomas da doença

A estudante Geovana Colavolpe, 24 anos, é uma das 11 pessoas na Bahia que apresentaram os sintomas da doença misteriosa que provoca dores musculares e urina preta.

Ela estava no Litoral Norte, na última semana, com o namorado e um casal de amigos quando perceberam o problema. Todos eles comeram peixe, mas só a estudante e o namorado apresentaram os sintomas.

Eles compraram o peixe conhecido como olho de boi na Praia de Genipabu, região de Guarajuba, na mão de um pescador e fizeram uma moqueca na casa de uma tia.

“A gente comeu na última quinta e sexta, mas foi no segundo dia pela tarde que sentimos uma ‘dorzinha’ atrás do pescoço. À noite, começamos a sentir mais forte, e nas costas. Logo depois, passou para as pernas e braços. Quando percebemos, já estava pelo corpo todo”, contou a estudante.

Segundo a jovem, a dor é muito forte e ficou mais intensa pela noite. “Parece com uma câimbra. Nunca tive essa dor na vida. Não sei nem explicar. No dia seguinte, a sensação era como aquela de quando a gente malha e fica toda dolorida”, explicou.

Sobrinha de ortopedistas, Geovana tomou relaxante muscular, assim como o namorado.

“Fiquei com medo e pensei em ir ao hospital, mas como já era 22h, era difícil ficar rodando. Já sei que anti-inflamatórios não cabe em um caso como é esse. Preferi tomar dipirona, beber muita água e, no dia seguinte, voltamos cedo para Salvador”, contou Geovana.

“Os médicos disseram que o que tomamos foi o certo”, disse a estudante, que foi atendida no Hospital Aliança.

Ela relata ainda que na madrugada do sábado (10), quando as dores diminuíram, o namorado levantou para fazer xixi e percebeu que a urina estava escura como café. “Ele me chamou para ver, mas pela dor ter aliviado, ele pensou que fosse resultado do remédio. Depois, ao longo do dia, foi clareando até voltar ao normal”, lembra.

O casal ficou internado até a última quarta-feira (14), mas devem retornar ao médico na próxima semana para repetir os exames. “Agora, estou tranquila. Meu medo era ser algum vírus, mas nossos exames estavam normais. O médico disse apenas que era para termos cuidados normais, como lavar as mãos, e não ter pânico”, comentou a jovem, aliviada.

Além de Geovana e o namorado, outras nove pessoas foram acompanhadas por conta dos mesmos sintomas.

Apesar dos conselhos da mãe, a modelo baiana Briana Jung, 27, não quis ir ao posto médico do bairro onde mora. “Sempre que vou lá eles dão um diagnóstico simples e não procuram saber o que está causando a dor. Então, eu preferi tomar muita água e usar salonpas nas costas”, explicou.

Esta sexta-feira Briana comentou seu caso no Facebook, e recomenda a quem tiver os sintomas que vá a uma emergência.

Briana estava de férias na Europa e começou a sentir os sintomas um dia depois de retornar ao Brasil. “Na terça-feira (6), a dor começou centralizada no centro das costas. Depois foi subindo para a nuca. Nos dias 8 e 9, a dor foi mais forte. Foi o auge. É uma dor intensa, que não parou e me deixou meio dura”, disse.

Segundo ela, o mal estar foi diminuindo e cessou no dia 12 deste mês. Ela também percebeu a urina amarela escura e sentia ardor ao urinar.

“A dor mais forte se concentrou na região muscular das costas e nuca. Chegava a me dar leve dor na cabeça e no ouvido direito. Cheguei a pensar em meningite, mas como não tive febre ou outros sintomas, não me preocupei com isso”, disse ela, que, apesar de não ter mais os sintomas, decidiu procurar um médico para investigar seu caso.

Diferente de outros casos, ela não consumiu peixe durante ou depois da viagem.

Alerta

Segundo o médico Antônio Bandeira, do Hospital Aliança, todos os pacientes que relataram dores e urina escura se alimentam ou se alimentaram horas antes de peixe.

A relação dos sintomas com a ingestão do alimento também está sendo considerada. Além disso, a outra hipótese do médico é de que um agente transmissor seja responsável pelo problema.

O surto foi informado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que disse, em nota, ter notificado a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) para investigar os casos. As amostras dos pacientes foram coletadas para identificar possíveis vírus ou agentes transmissivos.

Segundo o professor Gúbio Soares, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o laudo que deve indicar qual a causa da doença só será concluído em 15 dias.

Segundo o médico infectologista, quem apresenta os sintomas deve procurar um médico e se hidratar para evitar uma crise renal.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …