Empresa revolucionária Faraday Future tem o futuro por um fio

(cv) YouTube

A misteriosa empresa Faraday Future enfrenta uma luta contra o tempo para conseguir alcançar uma meta cuja data limite é em dezembro: arrecadar cerca de 400 milhões de dólares.

Segundo um relatório da Bloomberg, publicado nesta terça-feira, a empresa, que tem como foco o desenvolvimento de carros elétricos inteligentes, entrará em incumprimento com os investidores chineses caso não consiga obter o valor.

O dinheiro tem sido arrecadado desde o início do ano, altura em que a empresa anunciou passar por uma fase precária, divulga o CanalTech.

As dívidas da Faraday Future são referentes a contas não pagas e ações judiciais dos fornecedores. Para piorar a situação, o diretor financeiro Stefan Krause, um dos executivos recém-contratados para liderar o projeto de angariação de 839 milhões de euros, deixou a empresa no mês passado.

A Faraday Future estari negociando o financiamento de um plano com países do Oriente Médio, Reino Unido, Alemanha, China e Estados Unidos, que colocaria os veículos inteligentes nas estradas. Com a falta do financiamento, a empresa se viu forçada a arquivar um projeto em Las Vegas, tendo sido a locação movida para a Califórnia.

De acordo com fontes familiarizadas com a situação da startup, os tribunais chineses congelaram grande parte dos bens de Jia Yueting, o único investidor conhecido da Faraday Future, e tornaram impossível a injeção do capital necessário para construir as duas fábricas prometidas, em Las Vegas e São Francisco.

Além disso, Yueting teria recusado a ideia de Krause que envolvia a criação de um plano de falência, descartando todas as outras soluções que implicavam Jia Yueting abdicar do controle da Faraday Future.

A empresa começou a ficar conhecida em novembro de 2015. No início, sabia-se apenas que iria desenvolver carros elétricos ligados de forma inteligente com o mundo exterior e com as nossas vidas.

Em janeiro do ano seguinte, a misteriosa empresa apresentou o primeiro carro autônomo, continuando, porém, sem dar muito mais detalhes sobre quais seriam os próximos passos.

Em teoria, o FFZER01 tem uma potência de mil cavalos, atinge velocidades de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e ultrapassa a barreira de 320 k/h de velocidade.

Dois dias depois de ter apresentado o automóvel, a Faraday Future revelou que já tinha recebido mais de 64 mil reservas para o primeiro elétrico de sua produção. Na época, a Faraday Future estipulou 5 mil dólares como valor de depósito reembolsável para se proceder à encomenda do futuro elétrico.

Em comparação, na época da apresentação do Model 3, a Tesla exigiu mil dólares de depósito. Mas o FF91, de acordo com a Faraday Future, estaria muito acima do rival de Elon Musk, não devendo custar menos de 100 mil dólares.

O veículo parece estar projetado e a um pequeno passo de se tornar o automóvel do futuro. Mas, ao que tudo indica, a empresa tem o futuro por um fio.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …