Empresa revolucionária Faraday Future tem o futuro por um fio

(cv) YouTube

A misteriosa empresa Faraday Future enfrenta uma luta contra o tempo para conseguir alcançar uma meta cuja data limite é em dezembro: arrecadar cerca de 400 milhões de dólares.

Segundo um relatório da Bloomberg, publicado nesta terça-feira, a empresa, que tem como foco o desenvolvimento de carros elétricos inteligentes, entrará em incumprimento com os investidores chineses caso não consiga obter o valor.

O dinheiro tem sido arrecadado desde o início do ano, altura em que a empresa anunciou passar por uma fase precária, divulga o CanalTech.

As dívidas da Faraday Future são referentes a contas não pagas e ações judiciais dos fornecedores. Para piorar a situação, o diretor financeiro Stefan Krause, um dos executivos recém-contratados para liderar o projeto de angariação de 839 milhões de euros, deixou a empresa no mês passado.

A Faraday Future estari negociando o financiamento de um plano com países do Oriente Médio, Reino Unido, Alemanha, China e Estados Unidos, que colocaria os veículos inteligentes nas estradas. Com a falta do financiamento, a empresa se viu forçada a arquivar um projeto em Las Vegas, tendo sido a locação movida para a Califórnia.

De acordo com fontes familiarizadas com a situação da startup, os tribunais chineses congelaram grande parte dos bens de Jia Yueting, o único investidor conhecido da Faraday Future, e tornaram impossível a injeção do capital necessário para construir as duas fábricas prometidas, em Las Vegas e São Francisco.

Além disso, Yueting teria recusado a ideia de Krause que envolvia a criação de um plano de falência, descartando todas as outras soluções que implicavam Jia Yueting abdicar do controle da Faraday Future.

A empresa começou a ficar conhecida em novembro de 2015. No início, sabia-se apenas que iria desenvolver carros elétricos ligados de forma inteligente com o mundo exterior e com as nossas vidas.

Em janeiro do ano seguinte, a misteriosa empresa apresentou o primeiro carro autônomo, continuando, porém, sem dar muito mais detalhes sobre quais seriam os próximos passos.

Em teoria, o FFZER01 tem uma potência de mil cavalos, atinge velocidades de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e ultrapassa a barreira de 320 k/h de velocidade.

Dois dias depois de ter apresentado o automóvel, a Faraday Future revelou que já tinha recebido mais de 64 mil reservas para o primeiro elétrico de sua produção. Na época, a Faraday Future estipulou 5 mil dólares como valor de depósito reembolsável para se proceder à encomenda do futuro elétrico.

Em comparação, na época da apresentação do Model 3, a Tesla exigiu mil dólares de depósito. Mas o FF91, de acordo com a Faraday Future, estaria muito acima do rival de Elon Musk, não devendo custar menos de 100 mil dólares.

O veículo parece estar projetado e a um pequeno passo de se tornar o automóvel do futuro. Mas, ao que tudo indica, a empresa tem o futuro por um fio.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …