A Samsung aproveitou a presença no Salão de Detroit para revelar a próxima geração de baterias de alta densidade que promete revolucionar o setor automóvel e mesmo, sem falsos exageros, o mundo como o conhecemos
A Samsung SDI, divisão de investigação da empresa sul-coreana, anunciou em Detroit uma nova bateria para automóveis com uma “supercarga” em 20 minutos – ou seja, a bateria precisa apenas de 20 minutos para ser carregada com 500 quilómetros de autonomia.
Estes 500 quilómetros correspondem a cerca de 80% da capacidade total destas baterias que, totalmente carregadas, contarão com uma autonomia superior a 600 quilómetros – superior portanto às baterias do Tesla Model S – que já são correntemente, de longe, as de maior autonomia no mercado, com cerca de 470 km.
O fato de as novas baterias da Samsung atingirem uma autonomia já superior a esta com uma supercarga de 20 minutos é, por si só, notável.
Para se ter uma ideia, as novas baterias da Samsung contarão com 24 células de 6-8 kWh cada uma, enquanto uma bateria atual é composta por 12 células de 2-3 kWh.
As novas baterias de alta densidade da empresa sul coreana, que atualmente fabrica as baterias para os veículos elétricos da construtora alemã BMW, deverão ser produzidas em massa a partir de 2021.
Até lá, o reino dos carros elétricos com autonomia “decente” ainda é dominado pela Tesla.
// ZAP