Escândalo da carne no Brasil afetará Mercosul; China retoma importações

O escândalo provocado no setor de produção de carnes no Brasil pela Operação Carne Fraca afetará de forma negativa o Mercosul, avaliou o especialista uruguaio em integração regional Ignacio Bartesaghi em entrevista à Agência Efe.

Diretor do Departamento de Negócios Internacionais e Integração da Universidad Católica do Uruguai, Bartesaghi afirmou que qualquer notícia ligada à qualidade sanitária dos alimentos é negativa e acaba afetando toda a região sul-americana.

Segundo cálculos do próprio governo federal, o Brasil pode perder quase 10% de seu mercado externo de carnes por causa do escândalo. Várias nações chegaram a bloquear a entrada do produto brasileiro, uma situação que alguns analistas viram como oportunidade para outros países produtores, como a Argentina e o Uruguai.

No entanto, Bartesaghi avalia que os principais beneficiados com a crise brasileira não seriam os vizinhos do Brasil, mas sim os Estados Unidos e a Austrália.

“A vinculação da Argentina e do Uruguai com o Brasil e com o Mercosul é muito alta. Especialmente da ótica asiática, separar o Brasil dos vizinhos é muito difícil”, avaliou o especialista.

Bartesaghi também avalia que o impacto da crise da carne brasileira será negativo para as negociações em andamento de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Para o especialista, a imagem do Mercosul foi danificada e a situação do Brasil representa uma “complicação” para o bloco, que tem o setor da carne como um “ponto sensível” do acordo.

“Em um momento no qual você é um grande ‘player’ de produtos agrícolas, quando a segurança alimentar e a inocuidade dos alimentos é um assunto central, essa crise é algo muito negativo e um revés importante para o Brasil”, disse o especialista.

Bartesaghi disse que o impacto da crise dependerá de como ela será administrada pelo governo brasileiro, que deverá atuar de forma inteligente e “segmentar a crise em determinados estabelecimentos”.

“O Brasil está em uma trama generalizada de corrupção em muitos setores, tem um governo frágil em termos de controles. Então, a realidade é que é razoável pensar que o mercado suspeite que isso pode ser algo maior. Até que não se saiba a magnitude, o impacto é totalmente negativo“, concluiu Bartesaghi.

O ministro de Pecuária do Uruguai, Tabaré Aguerre, anunciou recentemente a suspensão das importações de três frigoríficos investigados pela Polícia Federal.

Além disso, Aguerre avaliou que o Uruguai será indiretamente afetado caso medidas de suspensão de outros países sejam tomadas contra o Mercosul.

China retoma importação de carne do Brasil

A China confirmou hoje (27) o fim da suspensão de importações de carnes brasileiras e a reabertura total de seu mercado após afirmar que as empresas produtoras do país tomaram as medidas necessárias para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

“Levantamos a suspensão uma vez que as empresas brasileiras implicadas tomaram as medidas necessárias para assegurar a qualidade dos produtos”, afirmou hoje uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, em entrevista coletiva.

“A China decidiu suspender as importações daquelas empresas envolvidas (no escândalo) até que garantissem que os produtos importados estavam em boas condições”, acrescentou.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou no sábado (25) a normalização do ingresso da carne brasileira à China, o maior dentre os 20 países que anunciaram restrições ao produto, provocando perdas milionárias ao setor.

O gigante asiático foi um dos primeiros países a suspender as importações de carnes brasileiras após a revelação de que uma máfia adulterava o produto em frigoríficos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …