Partículas quânticas podem ser a próxima arma contra as superbactérias

(dr) prep4md / Flickr

De acordo com uma nova pesquisa da Universidade do Colorado, nos EUA, nanopartículas ativadas por luz, chamadas de pontos quânticos, podem baixar a guarda de bactérias, aumentando a eficácia dos antibióticos.

Os tratamentos antibióticos estão cada vez mais ameaçados por superbactérias resistentes, como E. coli e Salmonella, que tornam inúmeros medicamentos inúteis. Uma nova estratégia pode ajudar a mudar esse panorama.

Alguns agentes patogênicos estão evoluindo suas defesas mais rapidamente do que os novos antibióticos são desenvolvidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou o problema das superbactérias resistentes aos antibióticos uma “crise mundial”.

A ideia dos cientistas é usar a nano-engenharia de pontos quânticos, ativados pelos principais comprimentos de onda de luz, para “ajudar” os antibióticos.

Em vez de atacar bactérias infecciosas normalmente, os pontos emitem superóxido, uma substância química que interrompe os processos metabólicos e celulares das bactérias, o que pode deixá-las mais vulneráveis ao antibiótico original.

Os resultados mostraram que os pontos reduziram com sucesso a resistência antibiótica de infecções isoladas clínicas por um fator de 1.000, sem nenhum efeito colateral adverso.

“Estamos pensando mais como a bactéria. Esta é uma estratégia inovadora que age contra a força normal da infecção e catalisa o antibiótico em vez disso“, disse Anushree Chatterjee, um dos autores do estudo, publicado na revista científica Science Advances.

Essas descobertas são significativas porque bactérias super-resistentes estão cada vez mais presentes nos hospitais, e estão apenas a uma mutação de explodir em uma epidemia de escala incontestável.

Além disso, a tecnologia dos pontos quânticos também pode ser testada em métodos mais avançados contra uma ampla gama de infecções, com possíveis aplicações terapêuticas no horizonte.

Ciberia // ZAP / HypeScience / Science Alert

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …