Essas palmeiras nasceram de sementes de dois mil anos encontradas perto do deserto de Jerusalém

Pesquisadores do Centro de Pesquisa de Medicina Natural Louis L. Borick, em Jerusalém, conseguiram cultivar sete palmeiras a partir de sementes de nada menos do que dois mil anos de idade.

As sementes foram encontradas no Deserto da Judeia, perto de Jerusalém, entre centenas de descobertas feitas em cavernas e em um antigo palácio construído pelo rei Herodes, o Grande, no século I aC.

A equipe de cientistas utilizou datação por radiocarbono para chegar à conclusão de que as sementes possuíam dois mil anos.

Análises genéticas indicaram que diversas delas eram de plantas fêmeas polinizadas por plantas machos de áreas diferentes.

Segundo uma das autoras do novo estudo, Sarah Sallon, isso sugere que o antigo povo judeu que vivia na região cultivava a palmeira com técnicas de reprodução sofisticadas.

A espécie, Phoenix dactylifera, é uma tamareira, uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras.

Estas são as mais antigas sementes germinadas do mundo. Elas foram colocadas na água e receberam hormônios para estimular sua germinação e formação de raízes, sendo em seguida plantadas no solo de uma área em quarentena.

Sallon crê que as condições quentes e secas do deserto da Judeia provavelmente ajudaram a preservar as sementes por tanto tempo.

Anteriormente, a semente germinada mais antiga do mundo era de uma flor de lótus chinesa de 1.300 anos, adquirida no leito de um lago seco na China.

Quanto ao cultivo de plantas antigas sem o uso de sementes, em 2012 pesquisadores da Rússia conseguiram crescer uma flor a partir do tecido de frutas antigas de 30.000 anos, recuperado de sedimentos congelados na Sibéria.

De acordo com relatos históricos, as tâmaras que cresciam das palmeiras na região eram grandes, doces e tinham propriedades medicinais.

Sallon e seus colegas disseram que as sementes de dois mil anos são maiores do que as das variedades atuais de tâmaras, o que geralmente é indicativo de frutas maiores. Eles esperam recriar a variedade antiga através de polinização.

O escriba romano Plínio, o Velho, registrou em um texto uma “propriedade notável” das frutas daquele período: “o suco untuoso” que elas exalavam, além de “um tipo extremamente doce de sabor como o do mel, que lembra vinho”.

Diferentemente das tâmaras egípcias, as judias podiam ser armazenadas por mais tempo, o que significa que podiam ser exportadas através do Império Romano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …