Essas palmeiras nasceram de sementes de dois mil anos encontradas perto do deserto de Jerusalém

Pesquisadores do Centro de Pesquisa de Medicina Natural Louis L. Borick, em Jerusalém, conseguiram cultivar sete palmeiras a partir de sementes de nada menos do que dois mil anos de idade.

As sementes foram encontradas no Deserto da Judeia, perto de Jerusalém, entre centenas de descobertas feitas em cavernas e em um antigo palácio construído pelo rei Herodes, o Grande, no século I aC.

A equipe de cientistas utilizou datação por radiocarbono para chegar à conclusão de que as sementes possuíam dois mil anos.

Análises genéticas indicaram que diversas delas eram de plantas fêmeas polinizadas por plantas machos de áreas diferentes.

Segundo uma das autoras do novo estudo, Sarah Sallon, isso sugere que o antigo povo judeu que vivia na região cultivava a palmeira com técnicas de reprodução sofisticadas.

A espécie, Phoenix dactylifera, é uma tamareira, uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras.

Estas são as mais antigas sementes germinadas do mundo. Elas foram colocadas na água e receberam hormônios para estimular sua germinação e formação de raízes, sendo em seguida plantadas no solo de uma área em quarentena.

Sallon crê que as condições quentes e secas do deserto da Judeia provavelmente ajudaram a preservar as sementes por tanto tempo.

Anteriormente, a semente germinada mais antiga do mundo era de uma flor de lótus chinesa de 1.300 anos, adquirida no leito de um lago seco na China.

Quanto ao cultivo de plantas antigas sem o uso de sementes, em 2012 pesquisadores da Rússia conseguiram crescer uma flor a partir do tecido de frutas antigas de 30.000 anos, recuperado de sedimentos congelados na Sibéria.

De acordo com relatos históricos, as tâmaras que cresciam das palmeiras na região eram grandes, doces e tinham propriedades medicinais.

Sallon e seus colegas disseram que as sementes de dois mil anos são maiores do que as das variedades atuais de tâmaras, o que geralmente é indicativo de frutas maiores. Eles esperam recriar a variedade antiga através de polinização.

O escriba romano Plínio, o Velho, registrou em um texto uma “propriedade notável” das frutas daquele período: “o suco untuoso” que elas exalavam, além de “um tipo extremamente doce de sabor como o do mel, que lembra vinho”.

Diferentemente das tâmaras egípcias, as judias podiam ser armazenadas por mais tempo, o que significa que podiam ser exportadas através do Império Romano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …