Estudantes do Pará criam cisterna inovadora e são finalistas em concurso internacional

O projeto Amana Katu é finalista do Enactus World Water Race, competição internacional que premia soluções sustentáveis para problemas da água e de saneamento básico.

A cisterna foi desenvolvida por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como objetivo democratizar o acesso à água para comunidades carentes.

A Amazônia concentra a maior quantidade de água doce do planeta. Ao mesmo tempo, mais de 10 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Diante dessa contradição, os estudantes paraenses decidiram criar uma tecnologia de captação de água da chuva 52% mais barata do que as utilizadas atualmente, de acordo com o G1.

Criado em 2017, o Amana Katu é uma tecnologia que se adapta a ambientes urbanos e rurais. Ela reaproveita cisternas da indústria alimentícia que carecem de logística reversa. Depois de passar por um processo de limpeza, essas cisternas podem armazenar até 240 litros de água limpa.

A cisterna é ligada ao ralo da calha através de uma tubulação que segue até um filtro. A peça é autolimpante: retira galhos, folhas e detritos maiores, impedindo a entrada de animais e insetos. Após passar pelo filtro, a água é conduzida a um separador que lava o telhado, onde está a maior concentração de impurezas.

Livre dos detritos, a água começa a encher o reservatório, onde é clorada. O reservatório possui uma saída de água é acoplada em diferentes filtros, que irão determinar sua qualidade final.

No primeiro ano do projeto, o time Enactus UFPA treinou 24 jovens vinculados à ONG Movimento República Emaús, localizada em um bairro da periferia de Belém. Eles ensinaram aos jovens como montar a cisterna e ofereceram cursos de gestão, vendas e marketing para o grupo poder vender o equipamento e ter uma fonte de renda.

Desde então, o projeto já ajudou mais de 82 pessoas a terem acesso à água potável. Mas, eles querem mais: a cada cinco cisternas vendidas, decidiram doar uma cisterna gratuitamente para uma família de baixa renda.

UFPA

O Amana Katu é um dos quatro finalistas do concurso Enactus World Water Race, ao lado de três iniciativas da Índia. A final será na cidade de San José, Califórnia, nos Estados Unidos, de 9 a 11 de outubro. O projeto vencedor ganhará um prêmio de 20 mil dólares para escalar o impacto do projeto e mentoria especializada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …