Estudantes do Pará criam cisterna inovadora e são finalistas em concurso internacional

O projeto Amana Katu é finalista do Enactus World Water Race, competição internacional que premia soluções sustentáveis para problemas da água e de saneamento básico.

A cisterna foi desenvolvida por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como objetivo democratizar o acesso à água para comunidades carentes.

A Amazônia concentra a maior quantidade de água doce do planeta. Ao mesmo tempo, mais de 10 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Diante dessa contradição, os estudantes paraenses decidiram criar uma tecnologia de captação de água da chuva 52% mais barata do que as utilizadas atualmente, de acordo com o G1.

Criado em 2017, o Amana Katu é uma tecnologia que se adapta a ambientes urbanos e rurais. Ela reaproveita cisternas da indústria alimentícia que carecem de logística reversa. Depois de passar por um processo de limpeza, essas cisternas podem armazenar até 240 litros de água limpa.

A cisterna é ligada ao ralo da calha através de uma tubulação que segue até um filtro. A peça é autolimpante: retira galhos, folhas e detritos maiores, impedindo a entrada de animais e insetos. Após passar pelo filtro, a água é conduzida a um separador que lava o telhado, onde está a maior concentração de impurezas.

Livre dos detritos, a água começa a encher o reservatório, onde é clorada. O reservatório possui uma saída de água é acoplada em diferentes filtros, que irão determinar sua qualidade final.

No primeiro ano do projeto, o time Enactus UFPA treinou 24 jovens vinculados à ONG Movimento República Emaús, localizada em um bairro da periferia de Belém. Eles ensinaram aos jovens como montar a cisterna e ofereceram cursos de gestão, vendas e marketing para o grupo poder vender o equipamento e ter uma fonte de renda.

Desde então, o projeto já ajudou mais de 82 pessoas a terem acesso à água potável. Mas, eles querem mais: a cada cinco cisternas vendidas, decidiram doar uma cisterna gratuitamente para uma família de baixa renda.

UFPA

O Amana Katu é um dos quatro finalistas do concurso Enactus World Water Race, ao lado de três iniciativas da Índia. A final será na cidade de San José, Califórnia, nos Estados Unidos, de 9 a 11 de outubro. O projeto vencedor ganhará um prêmio de 20 mil dólares para escalar o impacto do projeto e mentoria especializada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …