Estudantes criam tenda de campanha com energia solar para sem-tetos

(dr) Kenia Shi / Facebook

-

Com a ajuda monetária do prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um grupo de estudantes residentes na Califórnia (EUA) está criando uma tenda de campanha dotada de energia solar para satisfazer as necessidades elétricas de pessoas sem-teto.

“Nossa tenda de campanha é feita com materiais especiais, onde vamos ter painéis solares, vamos ter luzes de LED, para que a pessoa possa ver dentro quando estiver escuro, também vamos ter o fator para limpar a casa que são as luzes UV (ultravioleta) que matam as bactérias”, disse Kenia Shi, estudante do último ano do ensino médio.

A instalação de tecnologia solar em miniatura em uma tenda móvel é uma proposta de 12 alunas latinas da escola San Fernando “Magnet”, no condado de Los Angeles, com a qual ganharam uma bolsa de US$ 10 mil por parte da organização “Lemelson InveTeam” da escola de engenharia do MIT.

“Quando fomos introduzidas ao programa e nos disseram que tínhamos a oportunidade de fazer uma invenção que podia mudar alguma coisa nossa comunidade, pensamos que criar uma tenda de campanha com energia (solar) era o melhor”, lembrou Shi.

Filha de imigrantes de Santa Tecla (El Salvador), Shi estudará engenharia mecânica na Universidade de Califórnia (UC) San Diego.

As estatísticas de 2016 do escritório da Autoridade de Serviços para Desamparados de Los Angeles (LAHSA) indicam que no condado há 43 mil pessoas que vivem em refúgios ou em barracas nas ruas.

O cômputo anual, que não inclui cifras de Pasadena, Glendale e Long Beach, especifica que 39% da população desamparada é afrodescendiente, 27% é latina e 26% branca.

Araceli Chávez, filha de imigrantes de Michoacán (México), disse à Agência Efe que “é muito lindo” poder dizer que está ajudando estas pessoas que “muitas vezes o governo mesmo ignora”.

Quinze escolas nos Estados Unidos ganharam bolsa de estudos de criação a partir de métodos de engenharia, como a “tenda de campanha com energia solar” que as alunas mostrarão na exposição “EurekaFest” de 15 a 17 de junho deste ano no campus do MIT.

Chávez, que já recebeu uma carta de aceitação para estudar engenharia de programação e política na Universidade de Georgetown, em Washington DC, explicou que graças a uma sondagem realizada para conhecer as necessidades dos sem-teto, aprenderam que “muitas pessoas pedem acesso à energia elétrica“.

A solução das estudantes é um pequeno painel solar e um foco que possui um acumulador de energia, transferível a outros aparelhos, entre outras inovações.

“Nós sonhamos que na ‘EurekaFest’ podemos encontrar alguém que se interesse em distribuir o produto em nível nacional”, expressou Chávez, que disse ter sido inspirada pelos meninos em situação de pobreza extrema que necessitam de luz para fazer tarefas escolares e energia para recarregar telefones celulares.

Flora Mendoza, diretora da escola “Magnet” de San Fernando, disse que este projeto deu às alunas “a oportunidade de aplicar o que já aprenderam para realizar a invenção”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …