Estudantes do Pará criam aplicativo que identifica ônibus para deficientes visuais

O quarteto Alberto Neto, Alexandre Nogueira, Risonaldo Moura e João Borges, estudantes do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), criaram um aplicativo que auxilia deficientes visuais a identificar o itinerário dos ônibus antes de embarcar.

Os estudantes de Engenharia da Computação desenvolveram o aplicativo BusID, disponível no Google Play, durante a disciplina de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, oferecida pelos professores Deyvison Penha e Ronaldo Zampolo.

Durante as aulas, eles perceberam que existia uma carência de tecnologias assistivas para os deficientes visuais. Foi então que os estudantes decidiram aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no desenvolvimento do aplicativo.

“Percebemos que os deficientes visuais em Belém têm bastante dificuldade para identificar, sozinhos, a linha do ônibus que está à sua frente, pois nem mesmo há sistemas de localização que os auxiliem nesta tarefa, como em algumas cidades do País, contribuindo, portanto, com o aumento de sua dependência e exclusão social”, disse Risonaldo ao site da UFPA.

O BusID identifica a linha do ônibus através da câmera do celular e fala em voz alta para o usuário, sem a necessidade de tocar na tela do aparelho ou em algum botão, e, o melhor de tudo, sem precisar de conexão com a internet.

Os desenvolvedores ressaltam que, para funcionar corretamente, o número do identificador da linha deve estar visível e o usuário precisa estar a uma distância menor que 10 metros. Por enquanto, a base de dados do app conta com cerca de 98% de todos os ônibus da Região Metropolitana de Belém cadastrados.

Nas próximas atualizações do aplicativo, serão adicionadas as linhas de ônibus que restam com as letras, e não somente com os números, além de aprimoramentos na usabilidade para os usuários, conforme feedbacks, o lançamento de uma versão para iOS, e opções para outras cidades do País.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …