ETA entrega suas últimas armas, incluindo três toneladas de explosivos

Os denominados “mediadores” no desarmamento do grupo terrorista basco ETA assinalaram neste sábado que entregaram ao Comitê Internacional de Verificação (CIV) as “coordenadas de oito lugares onde se encontra o arsenal do ETA”, integrado por 120 armas de fogo, três toneladas de explosivos e milhares de munições e detonadores.

Os “mediadores” deram essas localizações ao Comité Internacional de Verificação (CIV), segundo informaram Mixel Behorcoirigoin e Michel Tubiana numa conferência de imprensa citada pela agência EFE.

Tubiana indicou que o grupo de Louhossoa “não se limitou a realizar este trâmite”, mas enviaram 172 “observadores” aos lugares onde estão os depósitos do ETA para “credenciar e comprovar que as autoridades francesas vão se apropriar” dos arsenais.

Neste sentido, Tubiana assinalou que, enquanto acontecia esta entrevista coletiva, os “observadores já estavam” nas localizações dos depósitos e acrescentou que, “em alguns deles, as forças de segurança francesas já tinham entrado em ação e em outros” os enviados aos esconderijos de armas “ainda estão esperando”.

Tubiana disse que, por enquanto, não é possível detalhar os lugares aos quais as autoridades francesas já chegaram, a quem pediram “rapidez” para que os “observadores” possam voltar a Bayonne como está previsto.

O “artesão da paz” mostrou sua satisfação pelo fato de o governo francês “não ter colocado problemas”, mas lamentou “que o grupo não tenha conseguido coordenar” o processo com os responsáveis do Executivo francês.

Behorcoirigoin e Tubiana se negaram a oferecer detalhes sobre as armas contidas nos esconderijos e se estes se encontram em casas particulares, e se limitaram a assinalar que “nem todos os arsenais estão no País Basco francês”.

Os dois também não esclareceram se algumas das armas foram utilizadas em algum atentado. Estas questões “não são essenciais” e “só servem para alimentar investigações policiais”, assinalou Tubiana.

Haverá tempo para fazer um inventário. O importante agora é que o ETA está desarmado”, reiterou Tubiana, que enfatizou que a “jornada” de hoje em Bayonne se desenvolve “de maneira estupenda” e que o trabalho do grupo de “intermediadores” ao qual pertence “concluiu hoje”.

Os autodenominados “artesãos da paz” agradeceram o papel desenvolvido pelo prefeito de Bayonne, Jean René Etchegaray, que “facilitou” o processo e “dedicou tempo e energia para que a jornada seja um sucesso”.

A ETA, organização considerada “terrorista” pela União Europeia, recusava até agora seu desarmamento e sua dissolução, pedidas por Madrid e Paris, exigindo o início de negociações para liberar seus cerca de 360 membros presos, dos quais 75 em França.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …

Cientistas encontram maior e mais antigo monumento da civilização maia no México

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) descobriram a mais antiga construção monumental da civilização maia já encontrada até agora e a maior de toda a história pré-hispânica da região. O estudo, publicado na revista Nature, foi …

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …