ETA entrega suas últimas armas, incluindo três toneladas de explosivos

Os denominados “mediadores” no desarmamento do grupo terrorista basco ETA assinalaram neste sábado que entregaram ao Comitê Internacional de Verificação (CIV) as “coordenadas de oito lugares onde se encontra o arsenal do ETA”, integrado por 120 armas de fogo, três toneladas de explosivos e milhares de munições e detonadores.

Os “mediadores” deram essas localizações ao Comité Internacional de Verificação (CIV), segundo informaram Mixel Behorcoirigoin e Michel Tubiana numa conferência de imprensa citada pela agência EFE.

Tubiana indicou que o grupo de Louhossoa “não se limitou a realizar este trâmite”, mas enviaram 172 “observadores” aos lugares onde estão os depósitos do ETA para “credenciar e comprovar que as autoridades francesas vão se apropriar” dos arsenais.

Neste sentido, Tubiana assinalou que, enquanto acontecia esta entrevista coletiva, os “observadores já estavam” nas localizações dos depósitos e acrescentou que, “em alguns deles, as forças de segurança francesas já tinham entrado em ação e em outros” os enviados aos esconderijos de armas “ainda estão esperando”.

Tubiana disse que, por enquanto, não é possível detalhar os lugares aos quais as autoridades francesas já chegaram, a quem pediram “rapidez” para que os “observadores” possam voltar a Bayonne como está previsto.

O “artesão da paz” mostrou sua satisfação pelo fato de o governo francês “não ter colocado problemas”, mas lamentou “que o grupo não tenha conseguido coordenar” o processo com os responsáveis do Executivo francês.

Behorcoirigoin e Tubiana se negaram a oferecer detalhes sobre as armas contidas nos esconderijos e se estes se encontram em casas particulares, e se limitaram a assinalar que “nem todos os arsenais estão no País Basco francês”.

Os dois também não esclareceram se algumas das armas foram utilizadas em algum atentado. Estas questões “não são essenciais” e “só servem para alimentar investigações policiais”, assinalou Tubiana.

Haverá tempo para fazer um inventário. O importante agora é que o ETA está desarmado”, reiterou Tubiana, que enfatizou que a “jornada” de hoje em Bayonne se desenvolve “de maneira estupenda” e que o trabalho do grupo de “intermediadores” ao qual pertence “concluiu hoje”.

Os autodenominados “artesãos da paz” agradeceram o papel desenvolvido pelo prefeito de Bayonne, Jean René Etchegaray, que “facilitou” o processo e “dedicou tempo e energia para que a jornada seja um sucesso”.

A ETA, organização considerada “terrorista” pela União Europeia, recusava até agora seu desarmamento e sua dissolução, pedidas por Madrid e Paris, exigindo o início de negociações para liberar seus cerca de 360 membros presos, dos quais 75 em França.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bomba-H da Coreia do Norte seria 17 vezes mais poderosa que a de Hiroshima

Dados de satélite japonês forneceram detalhes do teste de uma arma termonuclear, realizado em 2017, indicando que sua explosão teria sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou …

Aquecimento global afetará saúde das novas gerações, diz relatório

Um relatório publicado nesta quinta-feira na revista científica The Lancet, a poucas semanas da conferência internacional para o clima (COP25), alerta para os riscos sanitários relacionados ao aquecimento global e às emissões de gás carbônico. O …

Estudante abre fogo em escola na Califórnia

Ao menos duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas depois que um aluno abriu fogo nesta quinta-feira (14/11) numa escola secundária no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando pânico entre estudantes e funcionários. …

Governo italiano deve decretar estado de catástrofe natural em Veneza

Metade da cidade está debaixo d’água, atingida pela pior cheia em 53 anos. O nível subiu 187 cm na terça-feira (12), o segundo mais alto desde 1966. A situação levou o governo a decidir decretar …

Oxigênio descoberto em Marte intriga cientistas da NASA

Padrão de comportamento do oxigênio recém-descoberto pelo rover Curiosity, da NASA, é tão diferente que os cientistas não conseguem desvendá-lo através dos processos químicos conhecidos pela ciência. A agência espacial norte-americana divulgou os resultados da análise …

O misterioso "Monstro Tully" acaba de ficar ainda mais esquisito

Um fóssil de 300 mil anos descoberto na década de 1950 no estado de Illinois (EUA) tem gerado muitas discussões entre cientistas. Batizado de Tullimonstrum, ou Monstro Tully, ele se parece com uma lesma. Mas …

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …