Físico cria modelo matemático para uma máquina do tempo viável

(dr) Warner Bros

A máquina do tempo de H.G.Wells, versão 2002

A máquina do tempo de H.G.Wells, versão 2002

Depois de um intenso trabalho com os números, um pesquisador da Universidade da British Columbia, no Canadá, apresentou um modelo matemático para uma máquina do tempo viável.

Ben Tippett, professor de matemática e física da Universidade da British Columbia (UBC), publicou recentemente na revista Classical and Quantum Gravity um estudo sobre a viabilidade de viajar no tempo.

O investigador, cujo campo de especialização é a teoria de Einstein da relatividade geral, estuda buracos negros e ficção científica quando não está ensinando. Usando matemática e física, Tippett criou uma fórmula que descreve um método para viagens no tempo.

“As pessoas pensam na viagem no tempo como algo da ficção”, diz Tippett. “E nós tendemos a pensar que não é possível porque nós não fazemos isso, mas, matematicamente, é possível”.

Desde que HG Wells publicou seu livro A Máquina do Tempo, em 1885, as pessoas ficaram curiosas sobre viagens no tempo – e os cientistas trabalharam para resolver ou refutar a teoria, diz Tippett.

Em 1915, Albert Einstein anunciou sua teoria da relatividade geral, afirmando que os campos gravitacionais são causados por distorções no tecido do espaço e do tempo.

Mais de 100 anos depois, a Colaboração Científica LIGO – uma equipe internacional de institutos de física e grupos de pesquisa – anunciou a detecção de ondas gravitacionais geradas pela colisão de buracos negros a bilhões de anos-luz, confirmando a teoria de Einstein.

A divisão do espaço em três dimensões, com o tempo em uma dimensão separada por si só, é incorreta, diz Tippett.

As quatro dimensões devem ser imaginadas simultaneamente, onde diferentes direções estão conectadas, como um contínuo espaço-tempo. Usando a teoria de Einstein, Tippett diz que a curvatura do espaço-tempo explica as órbitas curvas dos planetas.

Em um espaço-tempo “plano” – ou não curvado -, planetas e estrelas se moveriam em linhas retas. Na vizinhança de uma estrela maciça, a geometria espaço-tempo torna-se curvada e as trajetórias retas de planetas próximos seguirão a curvatura e dobrarão ao redor da estrela.

“A direção temporal da superfície espaço-temporal também mostra curvatura, há evidências que mostram que quanto mais perto de um buraco negro estamos, o tempo se move mais devagar”, diz Tippett.

“Meu modelo de máquina do tempo usa o espaço-tempo curvo para dobrar o tempo em um círculo para os passageiros, não em uma linha reta. Esse círculo nos leva de volta no tempo”.

Embora seja possível descrever esse tipo de viagem no tempo usando uma equação matemática, Tippett duvida que alguém um dia construa uma máquina para fazê-la funcionar.

“HG Wells popularizou o termo máquina do tempo e deixou as pessoas com a ideia de que um explorador precisaria de uma máquina ou caixa especial para realmente realizar viagens no tempo”, diz Tippett.

“Mas embora seja matematicamente viável, ainda não é possível construir uma máquina espaço-tempo porque precisamos de materiais – que chamamos de matéria exótica – para dobrar o espaço-tempo nesses caminhos impossíveis”, explica.

“Mas eles ainda não foram descobertos”, conclui Tippett.

Para sua pesquisa, Tippett criou um modelo matemático com a sigla TARDIS – qualquer semelhança com o nome da nave/máquina do tempo do Doctor Who certamente não é mera coincidência.

Ele a descreve como uma bolha de geometria espaço-tempo que carrega seu conteúdo para trás e para frente através do espaço e do tempo enquanto percorre um grande caminho circular. A bolha se move através do espaço-tempo a velocidades maiores do que a velocidade da luz às vezes, permitindo que ela se mova para trás no tempo.

Estudar o espaço-tempo é fascinante e problemático, e também é uma maneira divertida de usar matemática e física”, diz Tippett. “Especialistas em meu campo têm explorado a possibilidade de máquinas matemáticas de tempo desde 1949. E minha pesquisa apresenta um novo método para fazê-lo”, explica.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …