Físico cria modelo matemático para uma máquina do tempo viável

(dr) Warner Bros

A máquina do tempo de H.G.Wells, versão 2002

A máquina do tempo de H.G.Wells, versão 2002

Depois de um intenso trabalho com os números, um pesquisador da Universidade da British Columbia, no Canadá, apresentou um modelo matemático para uma máquina do tempo viável.

Ben Tippett, professor de matemática e física da Universidade da British Columbia (UBC), publicou recentemente na revista Classical and Quantum Gravity um estudo sobre a viabilidade de viajar no tempo.

O investigador, cujo campo de especialização é a teoria de Einstein da relatividade geral, estuda buracos negros e ficção científica quando não está ensinando. Usando matemática e física, Tippett criou uma fórmula que descreve um método para viagens no tempo.

“As pessoas pensam na viagem no tempo como algo da ficção”, diz Tippett. “E nós tendemos a pensar que não é possível porque nós não fazemos isso, mas, matematicamente, é possível”.

Desde que HG Wells publicou seu livro A Máquina do Tempo, em 1885, as pessoas ficaram curiosas sobre viagens no tempo – e os cientistas trabalharam para resolver ou refutar a teoria, diz Tippett.

Em 1915, Albert Einstein anunciou sua teoria da relatividade geral, afirmando que os campos gravitacionais são causados por distorções no tecido do espaço e do tempo.

Mais de 100 anos depois, a Colaboração Científica LIGO – uma equipe internacional de institutos de física e grupos de pesquisa – anunciou a detecção de ondas gravitacionais geradas pela colisão de buracos negros a bilhões de anos-luz, confirmando a teoria de Einstein.

A divisão do espaço em três dimensões, com o tempo em uma dimensão separada por si só, é incorreta, diz Tippett.

As quatro dimensões devem ser imaginadas simultaneamente, onde diferentes direções estão conectadas, como um contínuo espaço-tempo. Usando a teoria de Einstein, Tippett diz que a curvatura do espaço-tempo explica as órbitas curvas dos planetas.

Em um espaço-tempo “plano” – ou não curvado -, planetas e estrelas se moveriam em linhas retas. Na vizinhança de uma estrela maciça, a geometria espaço-tempo torna-se curvada e as trajetórias retas de planetas próximos seguirão a curvatura e dobrarão ao redor da estrela.

“A direção temporal da superfície espaço-temporal também mostra curvatura, há evidências que mostram que quanto mais perto de um buraco negro estamos, o tempo se move mais devagar”, diz Tippett.

“Meu modelo de máquina do tempo usa o espaço-tempo curvo para dobrar o tempo em um círculo para os passageiros, não em uma linha reta. Esse círculo nos leva de volta no tempo”.

Embora seja possível descrever esse tipo de viagem no tempo usando uma equação matemática, Tippett duvida que alguém um dia construa uma máquina para fazê-la funcionar.

“HG Wells popularizou o termo máquina do tempo e deixou as pessoas com a ideia de que um explorador precisaria de uma máquina ou caixa especial para realmente realizar viagens no tempo”, diz Tippett.

“Mas embora seja matematicamente viável, ainda não é possível construir uma máquina espaço-tempo porque precisamos de materiais – que chamamos de matéria exótica – para dobrar o espaço-tempo nesses caminhos impossíveis”, explica.

“Mas eles ainda não foram descobertos”, conclui Tippett.

Para sua pesquisa, Tippett criou um modelo matemático com a sigla TARDIS – qualquer semelhança com o nome da nave/máquina do tempo do Doctor Who certamente não é mera coincidência.

Ele a descreve como uma bolha de geometria espaço-tempo que carrega seu conteúdo para trás e para frente através do espaço e do tempo enquanto percorre um grande caminho circular. A bolha se move através do espaço-tempo a velocidades maiores do que a velocidade da luz às vezes, permitindo que ela se mova para trás no tempo.

Estudar o espaço-tempo é fascinante e problemático, e também é uma maneira divertida de usar matemática e física”, diz Tippett. “Especialistas em meu campo têm explorado a possibilidade de máquinas matemáticas de tempo desde 1949. E minha pesquisa apresenta um novo método para fazê-lo”, explica.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …