Há 60 anos, um B-47 deixou cair uma bomba nuclear sobre povoado dos EUA

National Nuclear Security Administration / Nevada Site Office

O Boeing B-47 Stratojet era o principal bombardeiro estratégico nuclear da Força Aérea dos EUA

Neste dia 11 de março, completa-se 60 anos desde um incidente ocorrido no povoado norte-americano de Mars Bluff, na Carolina do Sul, quando um avião dos EUA deixou cair acidentalmente uma bomba atômica em uma zona residencial.

Naquele 11 de março de 1958, um bombardeiro Boeing B-47 Stratojet voava de um aeródromo militar no estado da Geórgia até o Reino Unido e seguia depois para o norte da África, recorda o RT.

O avião transportava várias armas nucleares, em caso de se iniciar uma guerra com a URSS, incluindo a bomba atômica Mark 6.

Durante o voo, o capitão Earl Koehler viu uma luz de aviso na cabine que indicava problemas com o pino de bloqueio do arnês, que segurava a bomba. Quando o copiloto Bruce Kulka desceu ao depósito para verificar a situação, tirou por engano o pino de desbloqueio de emergência.

A bomba Mark 6 caiu e as portas do depósito se abriram com o peso. A arma caiu ao solo de uma altura de 4,6 mil metros, diretamente sobre um bairro residencial de Mars Bluff.

Felizmente, a bomba não levava o composto nuclear – que estava guardado no avião separada da Mark 6 – o que salvou o povoado de uma catástrofe. Mesmo assim, a bomba continha uma carga explosiva convencional, por isso explodiu logo após ter atingido o solo perto da casa da família Gregg.

A explosão destruiu uma casa de jogos infantil, feriu seis membros da família, inclusive crianças, e danificou vários edifícios próximos. Além disso, a bomba deixou uma cratera de 21 metros de largura e 11 metros de profundidade, que permanece visível até hoje.

Depois do incidente, a família afetada processou a Força Aérea dos Estados Unidos, recebendo uma indenização equivalente hoje a 458 mil dólares (quase R$ 1,5 milhão).

A Força Aérea, por sua vez, teve que mudar a configuração das bombas para evitar esse tipo de situação no futuro.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …