Ex-catadora de lixão abre creche para cuidar dos filhos das colegas

Uma ex-catadora transformou a dificuldade em solução para um dos maiores problemas sociais da região do lixão onde trabalhava, em Brasília. Com quatro filhos pequenos e sem encontrar vagas nas duas creches públicas da Estrutural, a ex-catadora de materiais recicláveis, Márcia Pinheiro, decidiu abrir a própria creche. Gratuita.

Márcia usou a própria casa para acolher os filhos de outras catadoras. A creche fica na chácara Santa Luzia, uma área invadida próxima ao Lixão da Estrutural, o maior da América Latina, fechado no fim de semana. O projeto Artes e Sonhos ganhou vida no ano passado.

Quatro cômodos da casa, ocupados por seis pessoas, foram transformados em um espaço para acolher até 30 crianças, de segunda a sexta-feira. “Não aguentava mais trabalhar no lixo. Aí pensei: se eu fizer uma ‘creche’, não vou precisar pagar uma para meus filhos e ainda ajudo outras mulheres”.

Educação transforma

Adepta da teoria de que a “educação transforma”, Márcia passou a oferecer aulas de inglês, pintura e matemática para jovens da comunidade durante o fim de semana. Aos sábados e domingos a casa recebe, em média, 120 adolescentes. Os professores são todos voluntários.

A catadora Jéssica Matias, de 25 anos, é mãe de duas meninas acolhidas na casa de apoio. Ela conta que a filha mais velha, de 7 anos, já está na escola, mas não teria com quem deixá-la no turno oposto ao das aulas. A menor, de 1 ano, frequenta a casa de Márcia há dois meses. Jéssica diz que não encontrou vaga para colocá-la em uma creche da rede pública.

A Secretaria de Educação confirma a existência de apenas uma instituição pública na região e outra, conveniada ao governo do Distrito Federal. Segundo a secretaria, as duas creches atendem 594 crianças de 4 e 5 anos e não há falta de vagas para esta faixa etária.

A Secretaria de Educação reconhece que cerca de 300 crianças da Estrutural, que estão na faixa etária de 0 a 3 anos – não obrigatória por lei – aguardam por vagas nas instituições vinculadas ao governo de Brasília.

Rede de apoio

O projeto Artes e Sonhos sobrevive de doações e voluntariado. São sete voluntárias fixas – quatro delas, ex-catadoras. As outras três voluntárias moram em outras regiões do DF e contribuem com a doação de alimentos e cuidados médicos para as crianças.

Ciberia // G1 / Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …