Explosão do Starship libera partículas em cidades próximas (e aparece em fotos de satélite)

A explosão do foguete Starship nesta quinta-feira (20) liberou uma chuva de partículas nos arredores do local de lançamento em Boca Chica, no Texas.

Segundo informações foram obtidas por Pablo De La Rosa, repórter do Texas Public Radio, as partículas foram observadas em diferentes lugares de Port Isabel, uma cidade no Texas. O repórter trouxe ainda algumas imagens do material tiradas por pessoas nestas regiões, que mostram fragmentos de cor clara em diferentes superfícies.

O lançamento realizado hoje foi o primeiro teste de voo já realizado com o protótipo do foguete Starship integrado ao do booster Super Heavy; juntos, eles formaram um veículo com 120 m de altura. Eles deixaram a plataforma às 10h33, no horário de Brasília.

O Starship voou por cerca de três minutos e, depois, os estágios deveriam ter se separado. Entretanto, isso não aconteceu, e o foguete começou a tombar. Menos de quatro minutos após o início do voo, ele sofreu o que a SpaceX descreveu como “desmontagem rápida e não programada” — ou seja, explodiu.

Mesmo com o desfecho, os funcionários da SpaceX comemoraram o voo — afinal, esta foi a primeira vez que o Starship voou com seus estágios totalmente integrados. “Este foi o primeiro teste de voo do Starship, e o objetivo é coletar os dados e, como dissemos, limpar a plataforma e nos prepararmos para tentar novamente”, disse John Insprucker, engenheiro da SpaceX, durante a transmissão do lançamento.

Explosão do foguete aparece em fotos de satélite

O foguete Starship foi observado pelo satélite GOES-16, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos. O satélite capturou imagens do primeiro teste de voo do foguete, que acabou explodindo nesta quinta (20).

O satélite GOES-16 fica a 36 mil quilômetros de altitude em uma órbita geoestacionária, ou seja, ele se move ao redor da Terra acompanhando a rotação do nosso planeta. Por isso, ele tem visão constante do litoral norte-americano, o que proporcionou belas imagens do lançamento do foguete.

“Mesmo que o Starship, da SpaceX, não tenha chegado à órbita, ele ainda ofereceu um show e tanto de fogos de artifício”, escreveu o cientista Simon Proud, no tuíte que apresenta uma animação com as imagens do satélite:

A sequência acima mostra que o satélite conseguiu observar a grande nuvem de fumaça liberada pelos motores Raptor, do propulsor Super Heavy. Os gases cobriram temporariamente o local do lançamento em Boca Chica, no Texas, mas logo foram dispersos.

Já as imagens abaixo foram capturadas na luz infravermelha e revelam uma breve emissão luminosa, causada pelo aumento de temperatura quando os motores do foguete foram acionados:

Por fim, outra versão das imagens do satélite GOES-16 mostram o local em que surgiu uma trilha de condensação deixada pelo foguete, além da sombra dela e o pico de luz gerado pela explosão.

Veja abaixo:

A SpaceX lançou o Starship às 10h33, no horário de Brasília. Cerca de três minutos depois de deixar a plataforma, os estágios dele deveriam ter se separado, mas permaneceram juntos. Em seguida, o veículo começou a tombar e explodiu na sequência.

Segundo informações da SpaceX, o sistema de terminação de voo da nave e do propulsor foi acionado, resultando na destruição de ambos. “Com testes assim, o sucesso vem do que aprendemos, e aprendemos uma quantidade tremenda de coisas sobre o veículo e sistemas em solo”, finalizaram.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …