Depois de suspender, no sábado (18), o lançamento da nave não tripulada Dragon momentos antes da decolagem, devido a um problema técnico no motor do foguete Falcon 9, a SpaceX conseguiu realizar com sucesso a segunda tentativa.
A SpaceX teve de suspender o lançamento da nave não tripulada Dragon que ocorreria neste sábado (18), por causa de um problema técnico no motor do foguete Falcon 9 foi o que motivou a empresa a cancelar o lançamento antes da decolagem.
Elon Musk, fundador da SpaceX disse em um tweet neste sábado que “todos os sistemas estavam indo, exceto o traço de movimento estranho no bocal da direção hidráulica do motor”. Ele preferiu, então, averiguar o problema e garantir que o foguete estivesse em condições de ser lançado.
Este domingo, o foguete Falcon 9 foi mesmo lançado com sucesso, enviando ao espaço a cápsula não tripulada Dragon, que leva uma carga de 2.267 quilos composta por alimentos e equipamentos rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento aconteceu às 11h39 (horário de Brasília).
A cereja no bolo foi que a SpaceX também foi capaz de fazer outro pouso bem-sucedido do propulsor do primeiro estágio do foguete, desta vez em terreno sólido, ao contrário de uma plataforma flutuante no mar. Isso faz com que, das 14 tentativas, a empresa realizou três aterrissagens terrestres e oito aterragens no total.
“Baby came back“, o bebê voltou, disse Elon Musk no Twitter.
Esta também foi a primeira vez que a empresa usou a Launch Complex 39A, uma plataforma de lançamento histórica usada nas missões Apollo da NASA e, em seguida, usada por ônibus espaciais em anos posteriores.
// CanalTech