Facebook vai contratar três mil pessoas para moderação de vídeos

A proliferação de vídeos impróprios no Facebook, com situações de abuso, intolerância, discurso de ódio e até suicídio, é um problema com o qual a rede social vem lidando – ou, pelo menos, tentando – há algum tempo.

E a única solução encontrada pela companhia é intensificar os esforços de moderação, com a contratação de três mil novos funcionários para seu time de operações.

Hoje, são 3,5 mil pessoas nessa função. Com as contratações, a equipe passará a sete mil até o final de 2017. A ideia é agir cada vez mais rápido com relação a conteúdos irregulares, aumentando o atendimento a denúncias feitas pelos usuários e também contendo os compartilhamentos.

De acordo com a empresa, o objetivo final é uma comunidade mais segura.

É uma mudança em relação à maneira com a qual o Facebook vinha lidando com o problema, confiando mais em algoritmos e sistemas automatizados para realizar a moderação.

Tais ferramentas, apesar de eficazes em muitos casos, também levavam a falsos positivos e a uma permissividade em alguns casos, com os usuários recebendo avisos de que o conteúdo não infringia normas quando ele, claramente, era impróprio.

A situação escalou nas últimas duas semanas, quando foram registrados pelo menos três casos de suicídio transmitidos ao vivo na plataforma. Em todas as situações, as cenas acumularam milhares de visualizações e permaneceram no ar por algumas horas, enquanto eram compartilhadas ativamente.

Até mesmo autoridades locais acabaram envolvidas e a noção é de que o Facebook não agiu rápido o bastante e mostrou despreparo.

Há quem diga, entretanto, que mesmo os sete mil moderadores serão pouco para conter o problema. São milhões de conteúdos diferentes sendo compartilhados todos os dias no Facebook e a rede social já conta com quase dois bilhões de usuários em todo o mundo, nas palavras do próprio Mark Zuckerberg.

É uma massa de gente que gera milhões de denúncias semanais.

Para dar conta de todo esse volume, o fundador da rede social disse que, além das contratações, a empresa também está trabalhando em sistemas de denúncia mais simples, que facilitem a indicação de conteúdos impróprios e também sua moderação.

O contato com as autoridades também deve ser intensificado para que os casos identificados possam ser investigados com mais facilidade.

Ao lado da preocupação com a moderação de conteúdo, o Facebook também está fortalecendo seus trabalhos relacionados à proliferação de informações falsas.

Algoritmos e sistemas de previsão já começaram a trabalhar para impedir que as tais “fake news” sejam espalhadas pela rede social, enquanto mudanças de layout para exibição de links relacionados facilitam a verificação, pelos usuários, de diferentes pontos de vista ou fontes mais confiáveis.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …