Facebook vai contratar três mil pessoas para moderação de vídeos

A proliferação de vídeos impróprios no Facebook, com situações de abuso, intolerância, discurso de ódio e até suicídio, é um problema com o qual a rede social vem lidando – ou, pelo menos, tentando – há algum tempo.

E a única solução encontrada pela companhia é intensificar os esforços de moderação, com a contratação de três mil novos funcionários para seu time de operações.

Hoje, são 3,5 mil pessoas nessa função. Com as contratações, a equipe passará a sete mil até o final de 2017. A ideia é agir cada vez mais rápido com relação a conteúdos irregulares, aumentando o atendimento a denúncias feitas pelos usuários e também contendo os compartilhamentos.

De acordo com a empresa, o objetivo final é uma comunidade mais segura.

É uma mudança em relação à maneira com a qual o Facebook vinha lidando com o problema, confiando mais em algoritmos e sistemas automatizados para realizar a moderação.

Tais ferramentas, apesar de eficazes em muitos casos, também levavam a falsos positivos e a uma permissividade em alguns casos, com os usuários recebendo avisos de que o conteúdo não infringia normas quando ele, claramente, era impróprio.

A situação escalou nas últimas duas semanas, quando foram registrados pelo menos três casos de suicídio transmitidos ao vivo na plataforma. Em todas as situações, as cenas acumularam milhares de visualizações e permaneceram no ar por algumas horas, enquanto eram compartilhadas ativamente.

Até mesmo autoridades locais acabaram envolvidas e a noção é de que o Facebook não agiu rápido o bastante e mostrou despreparo.

Há quem diga, entretanto, que mesmo os sete mil moderadores serão pouco para conter o problema. São milhões de conteúdos diferentes sendo compartilhados todos os dias no Facebook e a rede social já conta com quase dois bilhões de usuários em todo o mundo, nas palavras do próprio Mark Zuckerberg.

É uma massa de gente que gera milhões de denúncias semanais.

Para dar conta de todo esse volume, o fundador da rede social disse que, além das contratações, a empresa também está trabalhando em sistemas de denúncia mais simples, que facilitem a indicação de conteúdos impróprios e também sua moderação.

O contato com as autoridades também deve ser intensificado para que os casos identificados possam ser investigados com mais facilidade.

Ao lado da preocupação com a moderação de conteúdo, o Facebook também está fortalecendo seus trabalhos relacionados à proliferação de informações falsas.

Algoritmos e sistemas de previsão já começaram a trabalhar para impedir que as tais “fake news” sejam espalhadas pela rede social, enquanto mudanças de layout para exibição de links relacionados facilitam a verificação, pelos usuários, de diferentes pontos de vista ou fontes mais confiáveis.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …