Facebook testa algoritmo para prevenir suicídios

O Facebook está levando muito a sério a recente onda de suicídios transmitidos ao vivo na plataforma e anunciou testes de um sistema que pode ajudar a detectar quando um usuário estiver apresentando comportamentos desse tipo.

A empresa está trabalhando ao lado de serviços de apoio, que terão suas mensagens, links e contatos exibidos caso seja necessário.

A empresa não deu detalhes sobre a iniciativa nem disse de que maneira ela vai funcionar, mas psicólogos também estão envolvidos nos experimentos.

A ideia é que o algoritmo funcione mesmo sem a denúncia de um outro usuário, identificando padrões de comportamento e postagens que possam levar a uma tentativa de tirar a própria vida.

Também não há previsão de quando, nem se, o sistema será aplicado a todos os utilizadores ao redor do mundo.

Sob muitas críticas devido à ausência de moderação e ao fato de transmissões ao vivo e vídeos de suicídio terem permanecido no ar por diversas horas, o Facebook também anunciou recentemente a contratação de três mil novos funcionários para seu time de moderação.

A ideia é levar as denúncias relacionadas a abusos e atentados de forma mais séria, além de dar uma resposta mais veloz para os casos relatados por seus usuários.

Entretanto, o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, também citou o outro lado dessa questão, contando a história de como, em pelo menos duas situações, a permanência de vídeos no ar ajudou a salvar vidas.

Em um caso, autoridades conseguiram entrar em contato com o suicida a partir da própria transmissão ao vivo, convencendo-o a procurar ajuda e desistir da ideia de tirar a própria vida.

Em outro caso, na cidade de Bibb, no estado americano da Geórgia, uma garota foi encontrada ainda viva após uma tentativa de suicídio transmitida ao vivo.

Ela havia tomado remédios e colocado um saco sobre a cabeça, exibindo tudo para sua rede de amigos. Um deles, entretanto, era primo do xerife local, o que ajudou a salvar a vida da usuária.

Após contato com a escola em que a jovem estudava, ela foi localizada em casa, já inconsciente, mas ainda com pulsação. Socorrida, a adolescente foi levada ao hospital e está em recuperação, devendo sair sem sequelas.

As autoridades locais consideraram o Facebook uma ferramenta fundamental para que o auxílio pudesse ser feito de forma imediata, efetivamente salvando vidas.

Para a rede social, então, trata-se de encontrar um balanço entre a necessidade de investigar tais casos e ajudar as vítimas, ao mesmo tempo em que não se pode permitir que a plataforma se transforme em um show de horrores.

No caso da Geórgia, a transmissão ao vivo era fechada apenas para os amigos da adolescente, o que ajudou nesse sentido. Mas como configurações desse tipo estão nas mãos dos usuários, a empresa ainda precisa achar uma maneira de lidar com isso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …