Alemanha ordena que Facebook pare de coletar dados de usuários do WhatsApp

A irritação e revolta de usuários do WhatsApp em ter de aceitar, obrigatoriamente, os novos termos de uso do aplicativo, que prevê o compartilhamento de dados das contas com o Facebook, se quiserem continuar a utilizar o mensageiro, é mundial.

Mas, enquanto no Brasil, ainda não houve questionamentos ou sinalização de alguma medida para tentar reverter a mudança por parte de autoridades, na Alemanha, o quadro é diferente.

A Comissão de Proteção de Dados da cidade de Hamburgo ordenou nesta terça-feira, 27, que o Facebook pare de coletar e armazenar dados de usuários do WhatsApp na Alemanha.

O órgão regulador, que tem autoridade sobre as atividades do Facebook em todo o país, também exigiu da rede social apagar todas as informações de quase 35 milhões de usuários alemães já compartilhadas pelo WhatsApp.

“Tem que ser a sua decisão, se quer conectar a sua conta ao Facebook”, opinou o comissário de Proteção de Dados de Hamburgo, Johannes Caspar, em um comunicado.

“Por isso, o Facebook tem de pedir sua permissão com antecedência. E isso não aconteceu”, reforçou, acrescentando que nem o WhatsApp quanto o Facebook tinha recebido permissão dos indivíduos para compartilhar suas informações, tendo desta forma, enganado as pessoas sobre como seus dados seriam utilizados no futuro.

Após a ordem ter sido emitida, o Facebook disse que sempre cumpriu as regras de privacidade da Europa e que estava disposto a trabalhar com o órgão regulador alemão para resolver as suas preocupações.

Mais do que qualquer outra região do mundo, a Europa tem se mostrado contra o uso de informações digitais das pessoas por gigantes da tecnologia americanos, forçando empresas como Google e Facebook a mudar suas políticas depois de terem infringido as regras de proteção de dados da União Europeia.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …