Alemanha ordena que Facebook pare de coletar dados de usuários do WhatsApp

A irritação e revolta de usuários do WhatsApp em ter de aceitar, obrigatoriamente, os novos termos de uso do aplicativo, que prevê o compartilhamento de dados das contas com o Facebook, se quiserem continuar a utilizar o mensageiro, é mundial.

Mas, enquanto no Brasil, ainda não houve questionamentos ou sinalização de alguma medida para tentar reverter a mudança por parte de autoridades, na Alemanha, o quadro é diferente.

A Comissão de Proteção de Dados da cidade de Hamburgo ordenou nesta terça-feira, 27, que o Facebook pare de coletar e armazenar dados de usuários do WhatsApp na Alemanha.

O órgão regulador, que tem autoridade sobre as atividades do Facebook em todo o país, também exigiu da rede social apagar todas as informações de quase 35 milhões de usuários alemães já compartilhadas pelo WhatsApp.

“Tem que ser a sua decisão, se quer conectar a sua conta ao Facebook”, opinou o comissário de Proteção de Dados de Hamburgo, Johannes Caspar, em um comunicado.

“Por isso, o Facebook tem de pedir sua permissão com antecedência. E isso não aconteceu”, reforçou, acrescentando que nem o WhatsApp quanto o Facebook tinha recebido permissão dos indivíduos para compartilhar suas informações, tendo desta forma, enganado as pessoas sobre como seus dados seriam utilizados no futuro.

Após a ordem ter sido emitida, o Facebook disse que sempre cumpriu as regras de privacidade da Europa e que estava disposto a trabalhar com o órgão regulador alemão para resolver as suas preocupações.

Mais do que qualquer outra região do mundo, a Europa tem se mostrado contra o uso de informações digitais das pessoas por gigantes da tecnologia americanos, forçando empresas como Google e Facebook a mudar suas políticas depois de terem infringido as regras de proteção de dados da União Europeia.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …