Genética explica como os morcegos-vampiros vivem só de sangue

A explicação para os morcegos-vampiros conseguirem sobreviver com uma dieta que consiste exclusivamente de sangue está nos genes.

Depois de sequenciarem o genoma completo de um morcego-vampiro pela primeira vez, os cientistas descobriram que esse mamífero voador tem várias características genéticas que permitem explicar o fato de eles conseguirem sobreviver à base de uma dieta com tantas desvantagens nutritivas.

O morcego-vampiro comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-perna-peluda (Diphylla ecaudata) e o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi) são os únicos mamíferos que se alimentam apenas de sangue.

Neste trabalho, cujo artigo científico foi publicado esta semana na Nature Ecology & Evolution, os pesquisadores compararam o genoma do morcego-vampiro comum com o genoma de morcegos que se alimentam de frutas, néctar, insetos e carne. Além disso, examinaram também o DNA de microrganismos nas suas fezes.

“Decidimos estudar a espécie porque tem uma dieta ‘extrema’, no sentido em que requer muitas adaptações do organismo para viver disso”, diz a autora principal do estudo, Lisandra Zepeda, uma estudante de doutorado da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

A dieta expõe esses mamíferos a agentes patogênicos transmitidos pelo sangue. “O sangue é uma dieta que coloca desafios, uma vez que fornece níveis muito baixos de vitaminas e de carboidratos e muitas proteínas, sais e resíduos”, explica a cientista, citada pelo Público.

A equipe de pesquisadores identificou no genoma elementos que aumentam a resposta imunológica destes animais, assim como suas defesas contra vírus, para fazer frente aos agentes patogênicos que se escondem no sangue.

Além disso, foram identificados genes envolvidos na metabolização de vitaminas e gorduras que podem ajudar esse morcego a lidar com os aspectos nutricionais únicos da sua “dieta sanguínea”.

O morcego-vampiro comum vive em certas zonas do México e da América Central e do Sul e se alimenta do sangue de gado. Pousa perto das suas presas na escuridão da noite, usa os dentes afiados para furar a pele e a língua comprida para lamber o sangue.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …

Com 14 prêmios no Oscar do turismo, Portugal tenta se reinventar na pandemia de COVID-19

Portugal conquistou 14 prêmios no World Travel Awards 2020, considerado o Oscar do turismo mundial, na noite de sexta-feira (27). Lisboa, Madeira e Algarve foram os destaques como melhores destinos do mundo na premiação, feita …

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …