Morcegos-vampiros brasileiros começaram a se alimentar de humanos

Morcegos brasileiros - esses sacaninhas agora estão se alimentando de humanos

Morcegos brasileiros – esses sacaninhas agora estão se alimentando de humanos

Por mais intimidantes que pareçam, os morcegos-vampiros não costumam nos incomodar. Eles só se alimentam do sangue de animais. Ou é o que pensávamos até agora.

Pesquisadores descobriram que morcegos-vampiro de pernas peludas (Diphylla ecaudata) estão se alimentando de seres humanos no nordeste do Brasil, e isso é algo que ninguém pensava ser possível.

“Ficamos bastante surpresos”, disse Enrico Bernard, da Universidade Federal de Pernambuco, ao portal New Scientist. “Esta espécie não é adaptada para se alimentar do sangue de mamíferos”.

Antes que os cientistas fizessem essa descoberta bastante perturbadora, se você tivesse que escolher uma espécie de morcego-vampiro para se preocupar mais, o morcego-vampiro comum (Desmodus rotundus) teria sido a escolha óbvia.

Existem três espécies de morcegos-vampiros, todos nativos das Américas, e o morcego-vampiro comum é o único que prefere o sangue de mamíferos. Animais domesticados, como vacas, cavalos e porcos, são os alvos preferidos desses parasitas noturnos.

Já as espécies morcego-vampiro albino (Diaemus youngi) e morcego-vampiro de pernas peludas (Diphylla ecaudata) se alimentam principalmente de aves, como galinhas domésticas.

O que teoricamente deveria manter os seres humanos a salvo desses chupadores de sangue é o fato de que a acomodação da alimentação de aves para mamíferos é extremamente difícil.

Adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais extremas são necessárias para que uma espécie mude de presa.

“O sangue de mamíferos e aves difere em composição, principalmente em termos de nutrientes. O sangue de pássaros, por exemplo, tem maior quantidade de água e gordura, enquanto o sangue de mamíferos é rico em matéria seca, principalmente proteínas”, explica Bernard.

Estudos sobre a fisiologia alimentar do morcego-vampiro comum mostraram que esta espécie possui características fisiológicas que permitem maior eficiência no processamento de proteínas.

Por outro lado, espécies com preferência por sangue de pássaros, como D. youngi e D. ecaudata, têm maior capacidade de processar e usar grandes quantidades de gordura encontradas no sangue de suas presas.

Improvável

Experimentos anteriores mostraram que, quando apenas sangue de porco e cabra estava disponível para morcegos acostumados com o sangue de aves, muitos deles optaram por jejuar em vez de diversificar a sua dieta. Em alguns casos, até morreram de fome.

No entanto, quando Bernard e sua equipe investigaram as dietas de uma colônia de morcegos-vampiros de pernas peludas nas florestas secas da Caatinga, no nordeste do Brasil, a análise genética de 15 amostras fecais mostrou DNA de aves – conforme esperado -, enquanto 3 dessas amostras também continham uma mistura de DNA humano e aviário, evidência de que esses indivíduos tinham se alimentado de ambos.

Curiosamente, as presas mais comuns desses morcegos – as aves jacu-verdadeiro, jaó-do-litoral e pomba-asa-branca – têm desaparecido da área devido ao desmatamento e à caça.

As aves domesticadas, como as galinhas, são provavelmente a opção mais tentadora diante das grandes aves selvagens. E, como muitos dos habitantes locais mantêm suas galinhas em contato próximo, os morcegos desesperados podem ter desenvolvido um gosto por humanos também.

Há muitas perguntas em aberto aqui. A principal é como exatamente esta colônia de morcegos é capaz de processar o sangue de seres humanos, quando evoluiu para digerir o sangue rico em gordura de pássaros em vez disso.

Outra questão é se isso poderia representar um sério risco para seus novos alvos humanos.

Daniel Becker, da Universidade da Geórgia, nos EUA, que não esteva envolvido no estudo, disse que essa espécie de morcego já transportou o hantavírus no passado, o que pode ser fatal para seres humanos infectados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …