Golpes, furtos e “Zona de Atenção”: Carnaval de SP cresce e exige mais cuidado de foliões

Fernando Pereira / Secom / SP

O Carnaval de São Paulo cresceu e apareceu. Em 2018, a folia iniciou sua maratona no sábado (3) e só irá cessar no próximo dia 18. Neste período, a Prefeitura espera um público de 4 milhões de pessoas e, pela primeira vez, a cidade passará o Rio de Janeiro em número de blocos: 491. Na capital carioca, o prefeito Marcelo Crivella promove 473 desfiles de rua.

O número grande de pessoas exige uma estrutura mais arrojada. Por isso, a avenida 23 de Maio, via expressa, terá um importante trecho, entre o Ibirapuera e o centro, reservado para desfiles carnavalescos. Serão 10 mil banheiros químicos distribuídos pelas ruas, e a multa para quem for pego fazendo xixi na rua é de R$ 500.

Tanta gente nas ruas exige atenção de quem for seguir os trios. Neste domingo (4), o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta levou 1 milhão para a rua da Consolação. Hoje, o dia é de resgatar itens perdidos e avisar os colegas de celulares furtados, um clichê das folias todos os anos.

Em 2018, porém, os golpes estão por todos os lados. O mais famoso envolve vendedores ambulantes, após diversas pessoas informarem que foram vítimas em situações semelhantes: o cliente vai fazer a compra no cartão, o vendedor presta atenção na digitação da senha e, em um momento de desatenção do folião, troca seu cartão por o de outra pessoa. O resultado? O golpista fica com senha e cartão livres para gastar por aí.

Zona de Atenção

Quem mora na Vila Madalena precisa ficar atento ao que a Prefeitura chama de Zonas de Atenção Especial. A medida foi uma recomendação do Ministério Público e se restringe aos bairros da Zona Oeste.

O local sofrerá controle de entrada para moradores entre 10h e 17h e, a partir das 17h, bloqueio total, com entrada permitida apenas com apresentação de documento com foto e comprovante de residência, sem garrafas de vidro.

A operação atinge os endereços: Rua Inácio Pereira da Rocha, entre as ruas Simão Álvares e Girassol; Rua Girassol, entre a Inácio Pereira da Rocha e a Wisard; Rua Wisard, entre a Girassol e a Rua Morás; Rua Morás e Rua Simão Álvares, entre a Wisard e a Inácio Pereira da Rocha. Os bloqueios operam nos dias 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro, além de terem funcionado no último fim de semana.

Assédio sexual

Para quem for alvo de qualquer comportamento sexualmente inapropriado, a ONG Minha Sampa criou a campanha #AconteceuNoCarnaval, incentivando que vítimas relatem os abusos sofridos em uma plataforma.

O objetivo é coletar dados, revelar a identidade de agressores e fortalecer a exigência de medidas por parte do Estado. A ONG também distribuirá adesivos e pulseiras. E todas as delegacias especializadas neste tipo de crime estarão à disposição da mulher em operação especial.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …