Golpes, furtos e “Zona de Atenção”: Carnaval de SP cresce e exige mais cuidado de foliões

Fernando Pereira / Secom / SP

O Carnaval de São Paulo cresceu e apareceu. Em 2018, a folia iniciou sua maratona no sábado (3) e só irá cessar no próximo dia 18. Neste período, a Prefeitura espera um público de 4 milhões de pessoas e, pela primeira vez, a cidade passará o Rio de Janeiro em número de blocos: 491. Na capital carioca, o prefeito Marcelo Crivella promove 473 desfiles de rua.

O número grande de pessoas exige uma estrutura mais arrojada. Por isso, a avenida 23 de Maio, via expressa, terá um importante trecho, entre o Ibirapuera e o centro, reservado para desfiles carnavalescos. Serão 10 mil banheiros químicos distribuídos pelas ruas, e a multa para quem for pego fazendo xixi na rua é de R$ 500.

Tanta gente nas ruas exige atenção de quem for seguir os trios. Neste domingo (4), o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta levou 1 milhão para a rua da Consolação. Hoje, o dia é de resgatar itens perdidos e avisar os colegas de celulares furtados, um clichê das folias todos os anos.

Em 2018, porém, os golpes estão por todos os lados. O mais famoso envolve vendedores ambulantes, após diversas pessoas informarem que foram vítimas em situações semelhantes: o cliente vai fazer a compra no cartão, o vendedor presta atenção na digitação da senha e, em um momento de desatenção do folião, troca seu cartão por o de outra pessoa. O resultado? O golpista fica com senha e cartão livres para gastar por aí.

Zona de Atenção

Quem mora na Vila Madalena precisa ficar atento ao que a Prefeitura chama de Zonas de Atenção Especial. A medida foi uma recomendação do Ministério Público e se restringe aos bairros da Zona Oeste.

O local sofrerá controle de entrada para moradores entre 10h e 17h e, a partir das 17h, bloqueio total, com entrada permitida apenas com apresentação de documento com foto e comprovante de residência, sem garrafas de vidro.

A operação atinge os endereços: Rua Inácio Pereira da Rocha, entre as ruas Simão Álvares e Girassol; Rua Girassol, entre a Inácio Pereira da Rocha e a Wisard; Rua Wisard, entre a Girassol e a Rua Morás; Rua Morás e Rua Simão Álvares, entre a Wisard e a Inácio Pereira da Rocha. Os bloqueios operam nos dias 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro, além de terem funcionado no último fim de semana.

Assédio sexual

Para quem for alvo de qualquer comportamento sexualmente inapropriado, a ONG Minha Sampa criou a campanha #AconteceuNoCarnaval, incentivando que vítimas relatem os abusos sofridos em uma plataforma.

O objetivo é coletar dados, revelar a identidade de agressores e fortalecer a exigência de medidas por parte do Estado. A ONG também distribuirá adesivos e pulseiras. E todas as delegacias especializadas neste tipo de crime estarão à disposição da mulher em operação especial.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …