Governo nega publicidade em vídeos sobre a reforma da Previdência no SBT

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República negou que os vídeos veiculados pela emissora Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) sejam peças publicitárias.

Desde a sexta-feira (21), após um encontro entre o presidente Michel Temer (PMDB) e o empresário Silvio Santos, o canal passou a exibir vídeos favoráveis à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que altera, entre outras coisas, as regras da aposentadoria.

Segundo o órgão, não houve contrapartida ou remuneração para produção dos vídeos. A assessoria do governo federal afirmou ainda que Silvio Santos “decidiu apoiar voluntariamente a reforma da Previdência, convencido da importância da pauta“.

Temer e o dono da emissora jantaram na noite da última quinta-feira (20). A principal pauta do encontro foi a defesa da reforma da Previdência, em um cenário de incerteza do governo federal em angariar os votos necessários para aprovação da proposta na Câmara dos Deputados.

O dono do SBT já foi responsável pela Aposentec, empresa que pertencia ao Grupo Silvio Santos e que oferecia planos de previdência privada com foco nas classes C e D. O Brasil de Fato procurou a assessoria da emissora, que afirmou que “não vai se pronunciar a respeito”.

O público-alvo é concentrado nas mesmas classes populares da antiga empresa de Silvio e o SBT decidiu utilizar o mesmo locutor que narra a programação própria da emissora. Os vídeos do canal reforçam as peças publicitárias institucionais do governo federal, veiculadas desde dezembro de 2016.

“Você sabe que alguns estados brasileiros estão sem dinheiro para pagar suas contas? Você quer que aconteça o mesmo com o Brasil?”, diz o narrador da emissora.

Texto divulgado pela agência Estadão na última quinta-feira (20) dizia que o jantar serviria para que Temer acertasse com Silvio um tipo de “ajuda para desmistificar o que governo chama de ‘mentiras’ sobre a reforma da Previdência”.

O jornal paulista diz ainda que “inicialmente não há intenção de Temer ir ao programa do Silvio, mas aproveitar o espaço no programa de Silvio para disseminar o discurso de que as mudanças não vão acabar com aposentadorias ou direitos. Em um segundo momento, Temer até poderia gravar para o programa”.

Campanha

Com o lema “Tudo o que é novo assusta”, o governo federal veiculou, na semana passada, um vídeo comparando a Revolta da Vacina (1904) e a resistência dos movimentos populares contra a PEC 287. O vídeo faz referência ao episódio histórico no qual moradores de favelas do Rio de Janeiro (RJ) se rebelaram contra um método violento de vacinação forçada.

A produção é parte da campanha “Previdência: Reformar hoje para garantir o amanhã”, cuja verba foi ampliada para R$ 27 milhões. Inicialmente, as peças publicitárias do governo federal estavam orçadas em R$ 13 milhões.

O Planalto planeja, ainda, buscar apoio de pequenas emissoras de rádio no interior do país. Para isso, o governo deve distribuir verbas federais aos veículos de comunicação indicados por deputados e senadores em seus redutos eleitorais.

A última pesquisa da Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) aponta que 93% dos brasileiros são contra a PEC 287. Movimentos populares e as centrais sindicais organizam uma greve geral contra a reforma da Previdência nesta sexta-feira (28).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …