Greve dos caminhoneiros chega ao nono dia; liderança diz que objetivo é derrubar Temer

Tânia Rêgo / ABr

Pelo nono dia seguido, caminhoneiros fazem protestos em rodovias em diversos estados do país. No entanto, duas das lideranças de associações da categoria afirmam que as reivindicações foram atendidas e que já orientaram as desocupações das estradas.

Segundo representantes destas entidades, citados pela Fórum, os motoristas que continuam nas ruas teriam agenda política e a intenção de derrubar o governo Temer.

“Não são mais os caminhoneiros que estão em greve. Há um grupo muito forte de pessoas que querem derrubar o governo. Não tenho nada a ver com estas pessoas, e também não os caminhoneiros autônomos”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) José da Fonseca Lopes.

No final da noite desta segunda-feira (28), uma imagem se repetiu por todo o país. Caminhões e combustíveis foram escoltados por forças de segurança para abastecer postos e centrais de distribuição.

Em São Paulo, o principal local de manifestação é a Rodovia Régis Bittencourt. A Prefeitura da capital paulista afirmou que nesta terça-feira 70% da frota estará nas ruas.

Temer defende diálogo

No momento em que o país enfrenta o nono dia de paralisação dos caminhoneiros, o presidente da República, Michel Temer, destacou nesta terça a importância do diálogo para a democracia e disse que quando “alguns” ameaçam não querer o diálogo e parar o Brasil, é preciso exercer “a autoridade” para preservar os direitos da população.

Temer discursou, nesta terça-feira, na cerimônia de abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2018, em São Paulo.

O diálogo é da própria essência da política e da democracia. É, aliás, sua fortaleza. Quando alguns rejeitam o diálogo e tentam parar o Brasil, exercemos a autoridade para preservar a ordem e os direitos da população, mas antes disso, um diálogo é fundamental, leve quanto tempo levar”, disse.

Temer acrescentou ainda que alguns confundem a vocação para o diálogo com eventual leniência política e que, na verdade, é exatamente o oposto.

Para Marco Aurélio Mello, governo subestimou greve

Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sugeriu que o governo de Michel Temer não levou a greve dos caminhoneiros a sério.

O governo é o órgão mais bem informado que nós temos. Aí, eu penso que subestimaram e foram surpreendidos com essa reação que paralisou o país. Nós realmente não podíamos ter chegado a esse ponto. Não sei (se governo) subestimou as informações alcançadas, mas é uma situação realmente muito ruim, porque repercute na vida de todos”, destacou o ministro à Amanda Pupo, do Estado de S.Paulo.

Segundo o ministro, é um contexto em que você precisa “tomar as providências antes que o pior aconteça. E o pior veio a acontecer, já que os caminhoneiros só viram esse caminho para tentar ter preservados os meios de trabalho”.

“É um ato de força, sem a menor dúvida. E só se chega a ele quando não se tem outra solução. Os caminhoneiros fizeram o que fizeram porque estão visando a própria sobrevivência, incitando essa paralisação total”, completou.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não creio… Temer já está derrubado desde que assumiu a presidência. Não estou sendo favorável à Dilma, ao Lula, nem a nenhum outro político, estou dizendo que Temer foi um covarde em “abandonar” os parceiros quando viu que poderia ser presidente se tirasse, naquele momento, “o corpo fora”. Se fosse correto, teria renunciado ou denunciado a corrupção ao notá-la. Não existe ninguém no mundo que tire este título dele: covarde. Que fosse Bolsonaro, FHC, Itamar Franco, … não interessa. Ele deveria ter renunciado ou denunciado. Ou seja, era cúmplice / conivente enquanto a bomba não explodiu. Corrupto como os outros. Se ele fizer uma análise de consciência, verá que não existe argumento que apoie sua conduta.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …