Itália busca paciente zero na origem do surto de coronavírus que já matou seis pessoas

Andrea Fasani / EPA

As autoridades italianas buscam desesperadamente identificar o paciente zero que contaminou Mattia, 38 anos, o morador da cidade de Codogno (Lombardia) que contraiu o Covid-19 e transmitiu a doença a várias pessoas próximas, dando início ao surto de coronavírus no país.

A pneumonia fez uma sexta vítima nesta segunda-feira (24), um homem de 88 anos, de Caselle Landi, a 70 km ao sul de Milão. Em 48 horas, a Itália se tornou o país com o maior foco de coronavírus na Europa. Pelo menos 219 pessoas contraíram a doença, sendo 167 apenas na região da Lombardia (norte), segundo o diretor da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli. Todas os mortos eram idosos.

Havia a suspeita de que o italiano Mattia, colaborador da multinacional Unilever de Casalpusterlengo, vizinha de Codogno, tinha contraído o Covid-19 de um amigo que esteve na China em janeiro. Mas, segundo o vice-ministro da Saúde, Pierpaolo Sileri, os testes de laboratório realizados nesse homem demonstraram que ele não desenvolveu anticorpos contra o coronavírus.

Mattia contaminou um amigo com quem ele jogava futebol, três clientes de um bar que ele frequenta, médicos e outros pacientes do hospital de Codogno, onde esteve hospitalizado até sábado (22), antes de ser transferido para um estabelecimento em Pávia.

Atualmente, ele se encontra na UTI recebendo tratamento intensivo. A mulher de Mattia, Valentina, grávida de oito meses, contraiu a infecção do marido e está hospitalizada em Milão. O casal é membro ativo de um grupo de maratonistas de Codogno.

Após a primeira morte ocorrida na sexta-feira (21) na região de Veneza, perdura o mistério em relação ao paciente zero do surto na Itália. Para alguns cientistas, identificar este paciente ajuda a traçar o percurso da epidemia.

As autoridades italianas tomaram medidas de confinamento que já atingem 11 cidades do norte do país, mas o Covid-19 se propaga rapidamente. Por medida de precaução, o Carnaval de Veneza foi suspenso.

Queda das bolsas de valores

Diariamente, a epidemia de coronavírus se alastra para outros países. Em sinal de nervosismo diante de uma eventual pandemia, as bolsas de valores europeias abriram em forte queda nesta segunda-feira, com perdas de no mínimo 2,55% (Paris).

A bolsa de MiIão, na Itália, é uma das mais afetadas e perdia mais de 4%, por volta de 12h pelo horário local (8h em Brasília). O índice EuroStoxx 50, da zona do euro, também registrava forte prejuízo de 3,6%. A cotação do petróleo também recuava cerca de 4% no período da manhã.

A Coreia do Sul passou a ser o segundo maior foco de portadores do Covid-19, depois da China. Nas últimas 24 horas, 164 novos casos foram registrados no país, elevando para mais de 800 o número de infectados. Pelo menos sete pessoas morreram. O campeonato nacional de futebol sul-coreano, que deveria ter começado no fim de semana, foi adiado.

Os casos de contaminação se multiplicam também no Irã, país que já registra 12 mortes causadas pela pneumonia. Em consequência, Turquia, Jordânia, Paquistão e Afeganistão fecharam as fronteiras ou restringiram as viagens com destino ou origem no Irã.

Afeganistão, Barein, Kuait e Iraque registraram nesta segunda-feira um primeiro caso de contágio cada um.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …