Itália busca paciente zero na origem do surto de coronavírus que já matou seis pessoas

Andrea Fasani / EPA

As autoridades italianas buscam desesperadamente identificar o paciente zero que contaminou Mattia, 38 anos, o morador da cidade de Codogno (Lombardia) que contraiu o Covid-19 e transmitiu a doença a várias pessoas próximas, dando início ao surto de coronavírus no país.

A pneumonia fez uma sexta vítima nesta segunda-feira (24), um homem de 88 anos, de Caselle Landi, a 70 km ao sul de Milão. Em 48 horas, a Itália se tornou o país com o maior foco de coronavírus na Europa. Pelo menos 219 pessoas contraíram a doença, sendo 167 apenas na região da Lombardia (norte), segundo o diretor da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli. Todas os mortos eram idosos.

Havia a suspeita de que o italiano Mattia, colaborador da multinacional Unilever de Casalpusterlengo, vizinha de Codogno, tinha contraído o Covid-19 de um amigo que esteve na China em janeiro. Mas, segundo o vice-ministro da Saúde, Pierpaolo Sileri, os testes de laboratório realizados nesse homem demonstraram que ele não desenvolveu anticorpos contra o coronavírus.

Mattia contaminou um amigo com quem ele jogava futebol, três clientes de um bar que ele frequenta, médicos e outros pacientes do hospital de Codogno, onde esteve hospitalizado até sábado (22), antes de ser transferido para um estabelecimento em Pávia.

Atualmente, ele se encontra na UTI recebendo tratamento intensivo. A mulher de Mattia, Valentina, grávida de oito meses, contraiu a infecção do marido e está hospitalizada em Milão. O casal é membro ativo de um grupo de maratonistas de Codogno.

Após a primeira morte ocorrida na sexta-feira (21) na região de Veneza, perdura o mistério em relação ao paciente zero do surto na Itália. Para alguns cientistas, identificar este paciente ajuda a traçar o percurso da epidemia.

As autoridades italianas tomaram medidas de confinamento que já atingem 11 cidades do norte do país, mas o Covid-19 se propaga rapidamente. Por medida de precaução, o Carnaval de Veneza foi suspenso.

Queda das bolsas de valores

Diariamente, a epidemia de coronavírus se alastra para outros países. Em sinal de nervosismo diante de uma eventual pandemia, as bolsas de valores europeias abriram em forte queda nesta segunda-feira, com perdas de no mínimo 2,55% (Paris).

A bolsa de MiIão, na Itália, é uma das mais afetadas e perdia mais de 4%, por volta de 12h pelo horário local (8h em Brasília). O índice EuroStoxx 50, da zona do euro, também registrava forte prejuízo de 3,6%. A cotação do petróleo também recuava cerca de 4% no período da manhã.

A Coreia do Sul passou a ser o segundo maior foco de portadores do Covid-19, depois da China. Nas últimas 24 horas, 164 novos casos foram registrados no país, elevando para mais de 800 o número de infectados. Pelo menos sete pessoas morreram. O campeonato nacional de futebol sul-coreano, que deveria ter começado no fim de semana, foi adiado.

Os casos de contaminação se multiplicam também no Irã, país que já registra 12 mortes causadas pela pneumonia. Em consequência, Turquia, Jordânia, Paquistão e Afeganistão fecharam as fronteiras ou restringiram as viagens com destino ou origem no Irã.

Afeganistão, Barein, Kuait e Iraque registraram nesta segunda-feira um primeiro caso de contágio cada um.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …