Uma das primeiras medidas de João Dória como novo prefeito de São Paulo foi instituir o programa ‘Cidade Linda’. Desde então a prefeitura vem apagando grafites por toda cidade e pintando os muros com tinta cinza, atitude que repercutiu bastante e gerou inúmeras críticas.
Agora a Justiça decidiu intervir e acaba de proibir que grafites e murais da cidade sejam apagados sem a avaliação e autorização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) ou do Conselho Municipal de Política Cultural, sob pena de R$ 500 mil reais por dia.
Segundo o despacho realizado nesta segunda feira pelo juiz Adriano Marcos Laroca, da 12ª Vara de Fazenda Pública, a decisão tem como objetivo “proteger o patrimônio cultural composto pelos grafites, inscrições artísticas e murais espalhados pelos espaços urbanos públicos da cidade de São Paulo”.
No texto o juiz ainda mencionou que a ação da nova gestão seria excludente de expressões culturais que buscam justamente a inserção social e a integração de pessoas.
“Também é de se ponderar se, ao invés de excluir e marginalizar jovens de baixa renda pelo aumento da proibição, não seria melhor acolhê-los em programas de desenvolvimento de suas habilidades artísticas, afastando-os do crime organizado’, escreveu.
O juiz ainda comentou sobre a polêmica tinta cinza que substituiu os grafites.
“A nova orientação administrativa na organização do espaço urbano público consiste, basicamente, em substituir uma manifestação cultural e artística geralmente de jovens da periferia da cidade de São Paulo por tinta cinza, de gosto bastante duvidoso, e, depois, por jardim vertical”.
// Hypeness
Eu acho que num primeiro momento é isso mesmo que tem que ser feito limpar a cidade, e tem mais independente a da tinta que se esta usando, como foi criticada a tinta de qualidade duvidosa, claro coloque uma tinta branquinha e vera o que acontece no dia seguinte, continuando depois de por ordem na casa ai sim pode ser cadastrados os grafiteiros e não os pichadores , pichadores tem que ir pra cadeia indenpendente da classe social ou idade. SÃO PAULO ESTA UMA CIDADE IMUNDA DA NOJO DE VER COMO ESTÃO OS VIADUTOS, PREDIOS E ATÉ MESMO OS MONUMENTOS…….TA CERTISSIMO O JOÃO DORIA, ALIAS ATÉ QUE ENFIM SÃO PAULO SOUBE ELEGER ALGUEM NÃO TEM NADA DE POLITICO SENÃO A CIDADE ESTARIA NA MESMA……PARABENS PREFEITO.