Uma pessoa com 65 quilos pode perder 10kg em 4 anos apenas por se levantar em vez de estar sentado durante 6 horas por dia. A conclusão é de um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia.
A pesquisa, publicada esta semana no European Journal of Preventive Cardiology, apurou que o simples ato de se levantar ajuda a prevenir o aumento de peso e até mesmo a perder peso.
A pesquisa teve como ponto de partida perceber se o ato de estar em pé queima mais calorias do que estar sentado. Assim, os pesquisadores se debruçaram sobre os resultados de 46 estudos, envolvendo 1.184 participantes, com uma média de idades de 33 anos, sendo 60% homens e o restante mulheres. A média de massa corporal rondava os 24 kg/m2 e o peso médio era de 65kg.
As conclusões retiradas indicam que o simples ato de ficar em pé queima mais 0,15 calorias (kcal) por minuto do que estar sentado.
Substituir o hábito de estar sentado pelo gesto de ficar em pé durante seis horas por dia, levaria uma pessoa de 65 quilos a gastar mais 54 kcal por dia, conclui o estudo.
Isto equivaleria a 2,5 kg em um ano e a 10 kg em 10 anos, caso não houvesse nenhum incremento na ingestão de comida.
“Estar em pé não apenas queima mais calorias, mas a atividade muscular adicional está ligada a taxas inferiores de ataques cardíacos, de enfartes e de diabetes, por isso, os benefícios podem ir para lá do controle de peso”, explica no site Sciencedaily.com o pesquisador que liderou a pesquisa, Francisco Lopez-Jimenez.
Mas os gastos de energia com o simples ato de ficar em pé podem ainda ser maiores do que os revelados no estudo. É que os participantes da pesquisa ficaram quietos, enquanto no dia a dia o ato é inevitavelmente acompanhado de movimentos, mesmo que pequenos, como “trocar o peso ou balançar de um pé para o outro, dar pequenos passos para a frente e para trás”, salienta Lopez-Jimenez.
A alteração de comportamento pode contribuir para reduzir o risco de aumento de peso a longo prazo, salientam os cientistas. “É importante evitar ficar sentado durante muitas horas seguidas”, alerta Lopez-Jimenez.
“Levantar-se é um bom primeiro passo para evitar a mentalidade de ficar sentado interminavelmente, sem se mover”, repara o professor. E “quem sabe, pode levar algumas pessoas a fazerem um pouco mais e a assumirem alguma atividade física leve, o que seria ainda mais benéfico”, conclui o pesquisador.
Ciberia // ZAP