Levante-se, se quiser perder peso

Uma pessoa com 65 quilos pode perder 10kg em 4 anos apenas por se levantar em vez de estar sentado durante 6 horas por dia. A conclusão é de um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia.

A pesquisa, publicada esta semana no European Journal of Preventive Cardiology, apurou que o simples ato de se levantar ajuda a prevenir o aumento de peso e até mesmo a perder peso.

A pesquisa teve como ponto de partida perceber se o ato de estar em pé queima mais calorias do que estar sentado. Assim, os pesquisadores se debruçaram sobre os resultados de 46 estudos, envolvendo 1.184 participantes, com uma média de idades de 33 anos, sendo 60% homens e o restante mulheres. A média de massa corporal rondava os 24 kg/m2 e o peso médio era de 65kg.

As conclusões retiradas indicam que o simples ato de ficar em pé queima mais 0,15 calorias (kcal) por minuto do que estar sentado.

Substituir o hábito de estar sentado pelo gesto de ficar em pé durante seis horas por dia, levaria uma pessoa de 65 quilos a gastar mais 54 kcal por dia, conclui o estudo.

Isto equivaleria a 2,5 kg em um ano e a 10 kg em 10 anos, caso não houvesse nenhum incremento na ingestão de comida.

“Estar em pé não apenas queima mais calorias, mas a atividade muscular adicional está ligada a taxas inferiores de ataques cardíacos, de enfartes e de diabetes, por isso, os benefícios podem ir para lá do controle de peso”, explica no site Sciencedaily.com o pesquisador que liderou a pesquisa, Francisco Lopez-Jimenez.

Mas os gastos de energia com o simples ato de ficar em pé podem ainda ser maiores do que os revelados no estudo. É que os participantes da pesquisa ficaram quietos, enquanto no dia a dia o ato é inevitavelmente acompanhado de movimentos, mesmo que pequenos, como “trocar o peso ou balançar de um pé para o outro, dar pequenos passos para a frente e para trás”, salienta Lopez-Jimenez.

A alteração de comportamento pode contribuir para reduzir o risco de aumento de peso a longo prazo, salientam os cientistas. “É importante evitar ficar sentado durante muitas horas seguidas”, alerta Lopez-Jimenez.

“Levantar-se é um bom primeiro passo para evitar a mentalidade de ficar sentado interminavelmente, sem se mover”, repara o professor. E “quem sabe, pode levar algumas pessoas a fazerem um pouco mais e a assumirem alguma atividade física leve, o que seria ainda mais benéfico”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"O que vai curar a economia é a vacinação", diz economista do setor de comércio brasileiro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu a previsão de crescimento do setor mesmo com o início da vacinação. Para discutir a questão, a Sputnik Brasil conversou com Fábio Bentes, …

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …