Precisamos parar de tentar perder peso

Os especialistas alertam que, em vez de se concentrarem em padrões de belezas, as pessoas deveriam focar na nutrição, atividade física e bem-estar.

Se você está experimentando novas dietas “malucas” e tentando emagrecer, provavelmente está fazendo por algum padrão de beleza ou norma imposta pela sociedade.

Por outro lado, se o objetivo é ficar saudável, os especialistas pedem que comece a rejeitar agora mesmo a noção de perder peso – é muito melhor focar na nutrição, atividade física e outros comportamentos que trazem bem-estar, como dormir bem.

Em outras palavras, embora perder peso possa ajudar algumas pessoas a ficarem mais saudáveis em determinadas situações, não é nem de longe o fator que mais importa no bem-estar geral.

“O excesso de peso e a obesidade são ameaças graves à saúde. Mas o número na balança é apenas um indicador de bem-estar. Não importa o peso, você pode melhorar sua saúde ao ser fisicamente ativo, ter uma dieta saudável e não fumando”, explica Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição na Universidade Harvard, nos EUA.

Tentar ativamente controlar o peso pode ser uma tática efetiva para algumas pessoas, mas para outras pode ser totalmente destrutivo.

Um estudo de 2005 publicado no American Journal of Clinical Nutrition observou que apenas cerca de 20% das pessoas com sobrepeso são bem-sucedidas na perda de peso a longo prazo.

O que acontece a todas as outras que tentam, mas não conseguem emagrecer ou engordam de novo no fim da dieta?

Muitos indivíduos acabam entrando em uma luta perpétua com o peso, sempre preocupados com dietas e insatisfeitos com seus corpos. Isso pode conduzir a depressão. Alguns acabam até desenvolvendo distúrbios alimentares.

Segundo diz ao Washington Post, a nutricionista Ellie Krieger, um dos maiores problemas ao redor da questão de perder peso é a pressão da sociedade profundamente tendenciosa, na qual a discriminação é a norma.

Embora uma posição “antidieta” seja muitas vezes necessária, uma desvantagem é que, para alguns, significa a rejeição de qualquer conversa sobre saúde, envolvendo peso ou não.

Segundo Rebecca Scritchfield, especialista em nutrição e dieta, e autora do livro Body Kindness, “se expandirmos a visão da saúde além do peso ou da aparência, todos seremos livres para procurar saúde de forma individual”.

Tendo isso em mente, o primeiro passo deveria ser abandonar a perda de peso enquanto objetivo e, em vez disso, procurar adotar comportamentos saudáveis e significativos, capazes de trazerem bem-estar físico e mental.

Sandra Aamodt, neurocientista e autora de “Why Diets Make Us Fat”, explica que muitos dos problemas de saúde que associamos à obesidade são realmente uma consequência de não nos exercitarmos o suficiente. “É uma loucura que, enquanto sociedade, escolhemos nos concentrar na perda de peso em vez de melhorar a aptidão física e a nutrição, que são mais fáceis e importantes”, afirma.

A neurocientista sugere que as pessoas tenham metas concretas e positivas de bem-estar: “Sente-se e faça uma lista das coisas que gostaria de fazer e não pode fazer agora, por exemplo andar sem perder o fôlego, carregar o sobrinho nas costas por alguns minutos ou correr cinco quilômetros. Tenha um objetivo para o qual trabalhar”.

Para Jessamyn Stanley, autora de Every Body Yoga, foi o ioga que fez com que prestasse atenção à forma como os alimentos afetam seu corpo. Ela se sentia mais confortável e com mais energia quando comia bem.

É esse tipo de motivação interna e pessoal que pode realmente se manter ao longo do tempo. “As pessoas fazem todas essas mudanças comportamentais e depois desistem porque não perderam peso. Quando define a saúde em termos de peso, esse é o risco que corre”, explica Aamodt.

Em resumo, em vez de tentar emagrecer, liberte-se dessa pressão externa da sociedade e procure o verdadeiro bem-estar.

Scritchfield sugere que se faça mudanças que importam para si, mas por razões que vão além do peso, como melhor digestão, mais energia, melhores padrões de sono ou uma melhor atitude em relação aos alimentos. “O fator chave é fazer escolhas que melhor encaixam para si e o fazem se sentir bem. Confie que estará com um peso saudável para você”, conclui.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …