Maior perigo de asteroides para os humanos não é o impacto

Vento e água devem ser os responsáveis por milhares de mortes em um cenário apocalíptico envolvendo a colisão de um asteroide com a Terra.

É o que pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, concluíram em um estudo liderado por Clemens Rumpf. De acordo com ele, vento, pressão e calor causados pelo impacto são os efeitos mais perigosos, não importando onde a queda ocorra.

Para os resultados sobre o risco de mortalidade, os pesquisadores levaram em conta a queda de um asteroide sobre uma área residencial. Além disso, foram consideradas rochas que se destruiriam com a fricção com o ar do planeta, as que tocassem o solo e também os impactos na água.

Com a entrada do asteroide na atmosfera da Terra, uma enorme quantidade de energia seria dissipada pelo ar, criando uma onda de choque em forma de tornado, com uma cauda de chamas. Com a aproximação do solo, o impacto abriria uma cratera e jogaria destroços e rochas no ar.

No entanto, como 71% da superfície do planeta é coberta de água, um impacto nos oceanos é muito mais provável – o que não significa que as pessoas em terra seca estejam a salvo.

A queda em um ambiente aquático criaria uma tsunami, com dezenas de metros de altura. E quanto mais longe da costa, mais profundo é o oceano e maiores seriam as ondas.

Tragédia pode vir dos oceanos

Uma tsunami criada por um impacto de um asteróide de 200 metros de comprimento a 130 quilômetros do Rio de Janeiro causaria a morte de 50 mil pessoas. Sendo que 75% seriam causadas diretamente pela tsunami e o restante por ventos velozes a atingir a costa.

Ainda segundo Rumpf, ondas gigantes são o efeito de um impacto que mais afetaria a população mundial. “O diferencial das tsunamis é que elas são os efeitos mais abrangentes de um impacto na água”, diz o cientista.

Em caso de o asteroide não tocar o solo ou a água, mas explodir em pleno ar, 15% das casualidades seriam provocadas pelo calor. Entretanto, apenas 3% das mortes seriam resultado do impacto em si ou dos terremotos e destroços que seguiriam o acontecimento.

Rumpf e equipe planejam discutir os resultados da pesquisa com gerentes de situações de desastre, a fim de criar sugestões para o preparo em caso de uma eventual colisão.

Evento raro

Um impacto de um asteróide com 200 metros de comprimento é esperado para que aconteça a cada 40 mil anos. Além disso, uma rocha espacial poderia cair em qualquer lugar, sendo que a maior parte do planeta não é povoada.

Rumpf afirma que eventos do tipo são raros, mas com consequências catastróficas. “As chances são de que um asteroide atinja a água, e mesmo que aconteça na terra, é provável que caia longe de regiões povoadas“, diz o cientista.

Ciberia // New Scientist

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …