Pescador russo captura verme bizarro e sorridente no fundo do mar

O pescador russo Roman Fedortsov tem o hábito de pescar criaturas mórbidas e bizarras do fundo do oceano. E, dessa vez, a pesca não desapontou: Fedortsov encontrou um verme estranho, mas muito sorridente. 

Em um vídeo publicado na semana passada no Twitter, é possível ver o verme “sorrir” enquanto se move. No fundo, ouve-se um barulho estranho acrescentado pelo pescador. “Se a criatura pudesse gritar, gritaria assim”, escreveu Fedortsov.

Mark Siddall, curador do Departamento de Zoologia de Invertebrados do Museu Americano de História Natural, disse não conseguir ver a expressão sorridente no vídeo, acrescentando que, provavelmente, o suposto “sorriso” teria mais a ver com o ângulo da câmera do que com a própria anatomia da criatura.

Sorrindo ou não, é uma criatura curiosa. O bicho é um poliqueta (Polychaeta), verme das cerdas. Provavelmente, explicou Sidall, seria da família dos nereides, mas ainda não é certo a que espécie pertence.

Os vermes das cerdas são conhecidos assim porque possuem pequenas cerdas (chamadas de chaetae) resistindo em seus corpos, ajudando-os a se movimentar rapidamente, a escavar e a rastejar nas águas mais profundas.

Na verdade, o que parece ser a “cabeça” do verme é a sua faringe retrátil que, juntamente com suas mandíbulas, estende-se para capturar comida, relatou o portal Live Science. Quando a faringe volta para o interior do corpo do verme, seu rosto parece sorrir, pelo menos no vídeo publicado pelo pescador.

Os poliquetas aparecem em vários tamanhos e formas diferentes e vivem em uma ampla gama de habitats, desde as fontes hidrotermais até os recifes de corais.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …

Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho. Toda essa situação ajudou as empresas …