Projeto brasileiro que transforma madeira descartada em móveis ganha “Oscar” do design

Felizmente, o mundo está investindo cada vez mais em reciclagem e isso não se dá apenas no âmbito do lixo diário que nós produzimos, mas também com a madeira descartada muitas vezes de forma incorreta.

É o que mostra a recente premiação do iF Design Awards, que entregou o prêmio de melhor impacto social para um projeto entre a prefeitura da cidade de Santos, litoral de São Paulo, com o Club Design Litoral Paulista, chamado de Encontros Criativos.

O prêmio, tido como o “Oscar do design” escolheu o projeto pelo alto impacto social que ele tem, já que ele se destaca por reaproveitar produtos de madeira descartada de forma incorreta. Em apenas um ano de projeto, eles já reciclaram mais de uma tonelada de madeira.

Funciona assim: a matéria-prima é recolhida das ruas, pelo serviço municipal da cidade de Santos, também conhecido como Cata Treco e depois levado até a EcoFábrica Criativa, onde é selecionado, limpo e organizado por tipo de madeira.

Depois disso, o pessoal do Club Design começa a desenhar os móveis, que serão desenvolvidos pelos alunos da EcoFábrica. Os designers e arquitetos acompanham de perto todo o processo e os móveis prontos são apresentados ao público em uma exposição aberta.

E o melhor de tudo é que o material não vendido vai para outras lojas parceiras e o dinheiro ganho volta para a EcoFábrica para que eles possam continuar investindo no projeto.

Além do mais, toda a produção é feita com instrumentos simples de serem manuseados, o que permite uma maior assimilação por parte dos estudantes, que também conhecem profissionais do ramo, podendo depois começar a trabalhar nesta área.

Ou seja, além do projeto ser altamente sustentável, ele capacita jovens e estudantes a entrarem em um mercado de trabalho promissor.

O idealizador do projeto é Alvaro Guillermo, arquiteto, designer e pesquisador e afirma que o projeto tem a ver com a alma brasileira. “Este é um projeto com alma, a alma brasileira de quem junta pedaços e faz algo novo e criativo. Trabalhamos a matéria descartada, desconsiderada e incorreta; e, com ela, criamos algo de valor”, diz Guillermo.

A definição do júri que premiou o projeto não poderia ser melhor: “Tem sustentabilidade no seu DNA. Madeira desperdiçada é transformada por cidadãos desprivilegiados em produtos que podem ser vendidos. Criativo e bem pensado!”.

// EcoD

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As madeiras que são jogadas fora na grande maioria são madeiras nobres, duráveis. Por causa da aparência externa delas as pessoas acham que elas não tem valor. É só plainá-las que elas retornam à beleza original.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …

Prisões não vão abrir as portas após decisão do STF, dizem especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o momento da execução da pena não vai fazer com que as "portas dos presídios sejam abertas para criminosos perigosos". Na quinta-feira …

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após convocar novas eleições, líder esquerdista cede à pressão das Forças Armadas e da polícia, entregando o cargo "para que meus irmãos não sejam ameaçados". Vice e outras autoridades também se demitem. O presidente da Bolívia, …