Projeto brasileiro que transforma madeira descartada em móveis ganha “Oscar” do design

Felizmente, o mundo está investindo cada vez mais em reciclagem e isso não se dá apenas no âmbito do lixo diário que nós produzimos, mas também com a madeira descartada muitas vezes de forma incorreta.

É o que mostra a recente premiação do iF Design Awards, que entregou o prêmio de melhor impacto social para um projeto entre a prefeitura da cidade de Santos, litoral de São Paulo, com o Club Design Litoral Paulista, chamado de Encontros Criativos.

O prêmio, tido como o “Oscar do design” escolheu o projeto pelo alto impacto social que ele tem, já que ele se destaca por reaproveitar produtos de madeira descartada de forma incorreta. Em apenas um ano de projeto, eles já reciclaram mais de uma tonelada de madeira.

Funciona assim: a matéria-prima é recolhida das ruas, pelo serviço municipal da cidade de Santos, também conhecido como Cata Treco e depois levado até a EcoFábrica Criativa, onde é selecionado, limpo e organizado por tipo de madeira.

Depois disso, o pessoal do Club Design começa a desenhar os móveis, que serão desenvolvidos pelos alunos da EcoFábrica. Os designers e arquitetos acompanham de perto todo o processo e os móveis prontos são apresentados ao público em uma exposição aberta.

E o melhor de tudo é que o material não vendido vai para outras lojas parceiras e o dinheiro ganho volta para a EcoFábrica para que eles possam continuar investindo no projeto.

Além do mais, toda a produção é feita com instrumentos simples de serem manuseados, o que permite uma maior assimilação por parte dos estudantes, que também conhecem profissionais do ramo, podendo depois começar a trabalhar nesta área.

Ou seja, além do projeto ser altamente sustentável, ele capacita jovens e estudantes a entrarem em um mercado de trabalho promissor.

O idealizador do projeto é Alvaro Guillermo, arquiteto, designer e pesquisador e afirma que o projeto tem a ver com a alma brasileira. “Este é um projeto com alma, a alma brasileira de quem junta pedaços e faz algo novo e criativo. Trabalhamos a matéria descartada, desconsiderada e incorreta; e, com ela, criamos algo de valor”, diz Guillermo.

A definição do júri que premiou o projeto não poderia ser melhor: “Tem sustentabilidade no seu DNA. Madeira desperdiçada é transformada por cidadãos desprivilegiados em produtos que podem ser vendidos. Criativo e bem pensado!”.

// EcoD

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As madeiras que são jogadas fora na grande maioria são madeiras nobres, duráveis. Por causa da aparência externa delas as pessoas acham que elas não tem valor. É só plainá-las que elas retornam à beleza original.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …