Empresa produz móveis apenas com madeira reciclada e trabalhadores que moravam na rua

Compaixão, fé e esperança não são associadas rapidamente ao negócios de móveis, mas a Lamon Luther, uma empresa de móveis em Douglasville, cidade da Geórgia (EUA), talvez ajude a mudar essa percepção sobre a indústria.

Brian Preston, o fundador da empresa, não é apenas ágil em fazer incríveis e descoladas mesas feitas à mão, ou bancos e estantes de madeira de demolição lindamente patinadas, ele se dedica a salvar vidas nesse processo.

Preston contrata carpinteiros em situação de rua: a construção de esperança através do emprego.

Quando Preston visitou pela primeira vez uma vila cheia de tendas ocupadas por moradores em situação de rua e considerados perigosos, ele não se deixou levar pelo que escutou e recrutou talentos para o pontapé inicial na empresa de móveis.

Em vez disso, Preston, que tinha acabado de fazer 30 anos, foi começando a questionar seu propósito na vida.

Ele pensou que seria uma boa ideia uma nova aventura para testar a sua zona de conforto pessoal e contribuir para a humanidade, e foi aí que ele descobriu um grupo de carpinteiros desempregados qualificados e ansiosos por uma oportunidade de trabalho.

Preston podia perfeitamente entender estes homens. Quatro anos atrás, sua construção e remodelação de negócios, que tinha servido subúrbios mais influentes de Atlanta, caiu junto com a economia.

Ele e sua esposa, April Lee, perderam tudo. “Eu sei o que se sente ao quebrar uma empresa e ficar sem nada. Eu estive lá”, diz ele.

(cv) Lamon Luther / Vimeo

-

Ideias começaram a aparecer e todos os sinais apontavam para a criação de uma marca de mobiliário consciente, mas a proposição era somente possível em primeiro lugar, porque o próprio Preston tem um talento para projetar e construir móveis.

Sua esposa confirma, “Brian sempre foi extremamente criativo e talentoso quando se trata de construir coisas com as mãos. Na verdade, começou nosso casamento pela remodelação de uma casa de fazendo de 1927! Gosto de mostra pra ele uma imagem de algo e depois vê-lo trabalhando naquilo”.

Com uma fonte confiável de madeira de reflorestamento e uma equipe de pessoas extremamente qualificadas, dentre eles trabalhadores carpinteiros, não demorou muito para a empresa a encontrar a sua essência.

Lamon Luther é uma homenagem ao artesão americano. A empresa tem esse nome por conta do avô de Preston, um carpinteiro excepcional que construiu a casa onde Preston passou grande parte de sua infância.

(cv) Lamon Luther / Vimeo

-

“Ele costumava dizer coisas como: ‘Vem aqui. Deixe-me mostrar o que uma ferramenta pode fazer”, diz Preston.

Os honestos móveis de madeira que Preston projeta hoje poderiam ter sido feitos pelas mãos de seu avô. É principalmente feito com ferramentas básicas do comércio, usando práticas e técnicas testados pelo tempo e que dão muito certo.

“Se Brian não tivesse me dado um trabalho eu não sei onde eu estaria. Eu nunca vou voltar para a rua. Agora que tenho um trabalho onde eu possa dormir melhor. Eu posso tomar banho, e ter acesso à água corrente. Os meus filhos estão felizes por mim agora que eu tenho um emprego”., disse Scottie, um dos carpinteiros do Lamon Luther.

Preston não é o único que ganha nesta relação de negócios. “Eu aprendi com a minha equipe que todos nós merecemos uma segunda chance. Quando você acredita em alguém, lhe dar uma oportunidade e esperança, então coisas boas vão acontecer “, diz ele.

95% do trabalho de Lamon Luther é feito sob medida. Eles estão buscando compradores e distribuidores dos seus ofícios construído com muito amor e dignidade.

Um modelo de negócio e tanto, não?

// EcoD

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …