Brasileiro é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2018 por projeto transformador

(dv) Pontinho de Luz / Facebook

Luiz Gabriel Tiago à esquerda

O brasileiro Luiz Gabriel Tiago é um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz 2018. Motivo de orgulho para cada um de nós, num tempo em que a autoestima do povo brasileiro está lá embaixo, em função da crise política e econômica que o país atravessa.

Luiz foi indicado pelo trabalho incrível que faz a frente do projeto Pontinho de Luz, uma empresa social que está transformando vidas no Brasil e em países da América do Sul e da Europa.

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, ele é autor de vários livros sobre relações humanas. O mais conhecido é o best-seller Gentileza no Trabalho (Editora Ideias e Letras, 2012), onde aborda a importância de cultivarmos relações saudáveis para o sucesso na vida profissional e pessoal.

O Sr. Gentileza, como é conhecido, começou a trabalhar aos 16 anos, no Centro do Rio de Janeiro, como vendedor ambulante, já que vem de uma família humilde. Com doses extras de dedicação e honestidade em tudo o que faz, criou oportunidades para estudar, se capacitar e tornar o mundo um lugar melhor, onde as pessoas são mais gentis e solidárias umas com as outras.

Os números sobre essa dedicação não mentem. Desde sua criação, o Pontinho de Luz entregou mais de 500 toneladas em alimento, água potável, roupas, fralda infantil e geriátrica, brinquedos, remédio e, claro, amor, em regiões de alta vulnerabilidade social e abandono do poder público Brasil afora. “Dezenas de famílias saíram da miséria, por causa das ações solidários do Pontinho de Luz”, afirma Luiz.

O negócio nasceu em 2010 e oferece, basicamente, treinamentos vivenciais, como o treinamento em gentileza. O que é ser gentil e a importância da gentileza, em casa, no trabalho, para a sociedade de forma geral, são questões que fazem parte dos treinamentos oferecidos pelo Pontinho de Luz.

“Os treinamentos foram desenvolvidos, idealizados, para que os participantes possam sentir o que o outro sente. Possam sentir a alegria do outro, a dor do outro, se colocar no lugar do outro. São treinamentos de conexão, que despertam o seu potencial de transformação da sociedade”, disse Luiz, em entrevista ao RPA.

O treinamento é a porta de entrada para essa grande rede de solidariedade, que hoje conta com mais de 35 mil pessoas apenas no Brasil. As pessoas se conectam e, a partir dessa conexão, realizam o bem. “Logo após o treinamento, é como se eles cruzassem um portal, que dá acesso a essa grande família, Pontinho de Luz”, conta.

Os pontinhos de luz estão espalhados por Brasil, Paraguai, Uruguai, Austrália, Canadá, Espanha, Irlanda e Argentina. Por aqui, os maiores grupos estão no Rio de Janeiro e São Paulo, onde acontecem mais turmas de adesão.

Com o tempo, diversas empresas, de diferentes segmentos, quiseram se tornar pontinhos de luz. Os funcionários participam dos treinamentos e formam grupos para realizar atividades em asilos, orfanatos, hospitais, fornecer cestas básicas, obras em casas de pessoas carentes, entre outras ações. Tudo feito com afeto, empatia e carinho.

Tanta coisa bacana uma hora receberia o reconhecimento merecido. E não é qualquer reconhecimento, apenas o Prêmio Nobel da Paz. Mas esse reconhecimento nunca esteve no horizonte do Sr. Gentileza.

Um dos nossos pilares é a gratidão. A gratidão é ser grato a Deus, ao mundo, às pessoas, às oportunidades. O Pontinho de Luz é sempre grato àquela pessoa que precisa de ajuda, porque é ela que nos permite fazer o bem. É ela que nos faz subir degraus numa evolução. Isso é gratidão pra gente e um dos nossos pilares”, reflete Luiz.

A indicação ao prêmio foi recebida como uma surpresa, pois ele nunca imaginou que isso pudesse acontecer.

“Eu sei que a responsabilidade vai ser muito maior. As pessoas ao meu redor estão vibrando, comemorando, e eu não. É como se a ficha não tivesse caído ainda. A indicação ao Nobel da Paz é o reflexo de tudo isso que a gente faz, de forma despretensiosa. É a nossa entrega”, declarou.

“É bom ser lembrado e reconhecido pela humanidade, mas ainda não sei o que é isso. Se você se depara com Irmã Dulce, Chico Xavier, Madre Tereza, Malala, Barack Obama, personalidades mundiais que foram indicadas ao Nobel da Paz. Mesmo porque eu só sei dar o peixe, eu não sei dar a vara para pescar, eu não sei ensinar ninguém a pescar”, pondera.

“Espero que outros deem a vara. Enquanto estiver respirando vou dar o peixe“, conclui.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo com o Luiz , o trabalho dele é lindo mas dai a aceitar merecedor do mundial da paz… se fosse comigo tm reagiria como ele. Dar o peixe é só uma etapa de um enorme projeto de nação livre e desenvolvida. Além de faltar a vara ainda tem os truques de como chegar ao lago dos peixes. Sem diminuir o seu mérito, Luiz , quem sou eu para isto? Aqui deixo minha gratidão por seus esforços é um conselho para humanidade : sigam o Luiz ! Precisamos de muitos Luizes.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quentin Tarantino diz que seu Star Trek será um “Pulp Fiction no espaço”

O cineasta ainda não sabe se ele fará o filme, mas se diz empolgado com o material. Se o projeto for produzido, terá classificação indicativa para maiores, e será um Pulp Fiction no espaço. As …

EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Netflix lança jogo com a 3ª temporada de Stranger Things e expande universo da série

A Netflix estreou, no início de julho, a 3ª temporada do bem-sucedido seriado Stranger Things. Com temas e referências dos anos 80 e 90, a produção é um dos maiores sucessos de audiência que a …

Alemanha aprova obrigatoriedade de vacina contra sarampo

Governo dá luz verde para lei que prevê multa de até 2,5 mil euros para pais que não vacinarem filhos em idade escolar contra sarampo. Obrigatoriedade se estende a adultos que trabalham em creches e …

Trump sugere que congressistas "extremistas" deixem os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom de suas críticas a quatro congressistas liberais do Partido Democrata, menosprezando a repercussão negativa da série de comentários considerados racistas feitos por ele nos últimos …

Nanodispositivo controlará qualidade da comida e melhorará diagnóstico médico

Uma equipe composta por cientistas de três países criou um novo tipo de sensor que pode revolucionar uma série de áreas da atividade humana, principalmente a biomedicina. No artigo, publicado na revista Advanced Functional Materials, os …

Bióloga da vida selvagem observa água-viva do tamanho de um ser humano

Durante um mergulho na costa de Cornwall, na Inglaterra, a bióloga Lizzie Daly e o operador de câmera subaquático Dan Abbott se depararam com uma inacreditável água-viva gigante, da espécie Rhizostoma pulmo. Daly e Abbott avistaram …

Elon Musk revela seus planos para hackear cérebros humanos

Uma das empresas do multi-empresário Elon Musk, a Neuralink, está trabalhando em uma tecnologia inovadora baseada em “fios” ou eletrodos que serão implantados no cérebro humano. O objetivo de tal tecnologia? Conectar nossos cérebros a potenciais …

Procuradoria francesa acusa Air France por queda de avião em 2009

Dez anos após a queda do voo AF447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, a Procuradoria da capital francesa acusou a companhia aérea Air France pelo acidente, que provocou a morte …

OMS declara emergência internacional no Congo devido a ebola

Caso registrado numa das maiores cidades do país acende alerta da Organização Mundial de Saúde. Epidemia já deixou mais de 1,6 mil mortos em menos de um ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta …