Mexicana rapta mãe de sequestrador para trocar pelo marido raptado

“Troco a vida de meu marido pela sua mãe”. A exigência de Yadira Guillermo, mulher de Isauro de Paz, engenheiro sequestrado no Estado de Guerrero, no sul do México, elevou a um novo patamar a escalada de violência e insegurança na região.

Os moradores da pequena cidade de San Miguel Totolapan, no norte do Estado, pegaram em armas no começo da semana para enfrentar o crime organizado.

Guerrero é o Estado mais violento do México, onde a pobreza é endêmica e o narcotráfico controla plantações de papoula para a produção de heroína nas regiões montanhosas.

Diferentemente de outros casos no país em que pessoas se organizam e formam as chamadas patrulhas de autodefesa ou milícias, neste caso a população tomou uma atitude mais radical.

A mãe de Raybel Jacobo de Almonte, chefe de uma facção criminosa conhecida como Los Tequileros, foi feita refém pela milícia de San Miguel Totolapan para forçar a troca por Isauro de Paz.

O grupo Los Tequileros surgiu de uma cisão do cartel La Familia Michoacana, que controlava a região conhecida como Tierra Caliente de Guerrero.

Assim que entregarem meu marido, devolverei sua mãe. Mas o quero são e salvo”, diz Yadira Guillermo, em um vídeo divulgado na imprensa e na internet.

Em outro vídeo publicado no YouTube, a mãe de Raybel Jacobo de Almonte aparece apela ao Tequilero que entregue o engenheiro sequestrado. “Olha, filho, se tens o engenheiro, entrega-o por favor. Se tu o tens, confio em que o vais entregar”, diz.

Esta quarta-feira (14), o engenheiro raptado foi libertado, conjuntamente com outras 19 pessoas. E no mesmo dia, Yadira Guillermo cumpriu o prometido, quando seu marido chegou vivo à cidade. A milícia também entregou a refém, mas à polícia do Estado.

Agora, os criminosos do El Tequilero prometeram vingança e ameaçam atacar a cidade.

Cidade em pé de guerra

Guerrero é o terceiro Estado mais pobre do México. Segundo as autoridades locais, nos primeiros 10 meses deste ano foram registrados 1.832 homicídios, 62 sequestros e 178 casos de extorsão.

“Já não estamos dispostos a continuar como espectadores e indiferentes a tanto derramamento de sangue”, disse em outro vídeo um homem com o rosto coberto, que se apresentou como porta-voz do Movimento Totolapense pela Paz.

“Cansados de tanta insegurança, de tanto medo, de tantas injustiças e humilhações, sequestros, extorsões e tantas mortes injustas, de familiares, vizinhos, irmãos, decidimos levantar a voz e dizer às pessoas que já basta”.

A situação é tensa em San Miguel Totolapan, pois teme-se que os criminosos dos Tequileros cumpram as ameaças e haja represálias.

Diante da possibilidade de um conflito armado entre as brigadas populares e os narcotraficantes, foram enviados para a cidade 220 homens das forças de segurança pelo Grupo de Coordenação Guerrero (GCG), um conselho de segurança formado por representantes do governos federal e estatal.

Negociações tensas

“É um processo muito delicado. Quando se trata de um sequestro é sempre assim, cada minuto conta”, disse o porta-voz do GCG, Roberto Álvarez, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

Além da mãe do traficante Raybel Jacobo, a milícia capturou 23 pessoas, as quais acusou de ter ligações com os Tequileros. Uma negociação, mediada pelas autoridades de Guerrero, permitiu que cinco dessas pessoas fossem libertadas.

O governador de Guerrero, Héctor Astudillo, considera a situação “preocupante” e diz que as autoridades querem evitar um “confronto”.

“Vamos tentar resolver isso com cautela, com inteligência, mas esse também é um assunto que deve ser encerrado. Não é possível que cada vez que alguém resolva fazer um sequestro, simplesmente sequestre”, afirmou o governador em uma entrevista coletiva.

Governo estadual admite falhas

O grupo de negociação colaborou com Yadira Guillermo para chegar a um acordo com os sequestradores nos telefonemas em que exigiam resgate, disse Álvarez.

As autoridades mexicanas asseguram que os 120 militares, 60 policiais federais e 40 policiais do Estado enviados para a região montanhosa de San Miguel Totolapan estão prestes a prender o líder dos Tequileros.

As autoridades sabem que em San Miguel Totolapan “há um grande cultivo de psicoativos, especialmente papoula e maconha”, o que provoca uma disputa acirrada por territórios entre as facções de narcotraficantes.

“Os grupos criminosos precisam de dinheiro e recorrem ao sequestro e à extorsão“, disse o porta-voz do GCG. O governador do Estado admite que “lamentavelmente a situação degenerou-se para um conflito que foi crescendo” e que provoca “uma sensação justificada” da população de que está indefesa diante dos criminosos.

Yadira Guillermo foi a única pessoa que se atreveu a mostrar o rosto nos vídeos divulgados pela comunidade, mas sabe do risco que ela e os milicianos correm.

“Por tudo o que a minha família passou esses dias, e por todo o grupo que aqui está, eu responsabilizo você, senhor Héctor Astudillo, já que nunca fez nada por essa gente. Fez vista grossa. Já estamos cansados”, disse ela, contendo as lágrimas no vídeo, para o governador de Guerrero.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …