Mistério da química solucionado ao descobrir a estrutura do nitrogênio “negro”

Christian Wißler/University of Bayreuth

Elementos leves da tabela periódica como carbono e oxigênio seguem a regra de ter estrutura similar aos elementos mais pesados da mesma família, quando em alta pressão. Mas, até agora, o hidrogênio tinha um comportamento diferente.

Pesquisadores da Universidade de Bayreuth, na Alemanha, refutaram esse status especial. Eles criaram uma estrutura cristalina a partir do nitrogênio. Em condições normais essa estrutura ocorre no fósforo negro e arsênico. Ela contém duas camadas atômicas bidimensionais, por isso é relevante para a eletrônica de alta tecnologia. A descoberta do “nitrogênio negro” foi publicada na Physical Review Letters.

A tabela periódica é organizada em ordem crescente com base no número de prótons dos elementos. Ela é dividida em 18 colunas, as famílias, compostas por elementos com propriedades semelhantes.

Em experimentos anteriores, em alta pressão o nitrogênio não apresentava estrutura semelhante aos elementos mais pesados do seu grupo, em especial fósforo, arsênico e antimônio em condições normais. Enquanto essas similaridades podiam ser observadas em alta pressão nas famílias vizinhas do carbono e oxigênio.

Nitrogênio não é exceção

Novo método desenvolvido por pesquisadores do Bavarian Research Institute of Experimental Geochemistry & Geophysics e do Laboratory for Crystallography at the University of Bayreuth, permitiu que provassem que o nitrogênio não é exceção. Eles descobriram que em pressão e temperatura muito elevadas os átomos de nitrogênio de uma estrutura cristalina característica do fósforo negro, também ocorre em arsênico e antimônio.

Essa estrutura é composta por duas camadas bidimensionais nas quais os átomos de nitrogênio são ligados em um zigue-zague uniforme. Essas camadas são similares a grafeno em relação a propriedades de condutividade.

As propriedades do fósforo negro são estudadas como potencial material para componentes eletrônicos altamente eficientes. Um nome análogo, nitrogênio negro, foi proposto pelos pesquisadores para o alótropo de nitrogênio descoberto por eles. Ele apresenta propriedades atraentes, do ponto de vista da tecnologia, mais evidentes do que o fósforo negro.

Mas o nitrogênio negro só existe nas condições produzidas em laboratório, em condições normais ele se dissolve imediatamente. Isso não permite aplicações industriais. O nitrogênio negro foi produzido em pressão 1,4 milhões de vezes maior do que a da atmosfera terrestre e em temperatura superior a 4 mil graus Celsius.

Ainda assim, o líder da pesquisa, Dominique Laniel, considera que o estudo mostra a capacidade de produção de estruturas e propriedades de materiais em alta pressão e temperatura que os pesquisadores não sabiam existir até então. Ele considera ainda que o nitrogênio se mantém como um elemento de elevado interesse para a pesquisa de materiais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …