“Morreu triste”, desabafa Lula sobre dona Marisa

Roberto Parizzoti / CUT

Lula da Silva no velório de dona Marisa Letícia no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Lula da Silva no velório de dona Marisa Letícia, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

A ex-primeira-dama Marisa Letícia foi velada neste sábado (4) no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP), local onde ela e o marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se conheceram.

O velório contou com a presença de numerosos integrantes e simpatizantes do PT, como a ex-presidente Dilma Rousseff.

Emocionado diante do caixão da mulher, Lula da Silva disse que chorou o suficiente para “recuperar a Cantareira”, em referência ao sistema de reservatório de água da Grande São Paulo.

“Sou o resultado de uma menina que parecia frágil e segurou a barra para eu ser o que sou”, discursou. “Ela cuidou de todo mundo e nunca reclamou da vida”, disse o ex-presidente.

“Eu vou continuar agradecendo a Marisa até a hora de eu morrer. Espero encontrar com ela com o mesmo vestido vermelho que escolhi pra ela. Porque quem não teve medo de vestir vermelho na vida. Não terá em morte”, afirmou.

Em seu discurso, no final da cerimônia, Lula afirmou que a esposa morreu triste.

“Na verdade, Marisa morreu triste. Porque a canalhice que fizeram com ela, e a imbecilidade e a maldade que fizeram com ela, eu vou dedicar…”, disse Lula, sem terminar a frase.

“Eu tenho 71 anos, não sei quando Deus me levará, acho que vou viver muito, porque eu quero provar que os facínoras que levantaram leviandade com a Marisa tenham, um dia, a humildade de pedir desculpas a ela”, disse, emocionado.

“Se alguém tem medo de ser preso, este que está aqui enterrando esta mulher não tem. Eu tenho a consciência tranquila. Não tenho que provar que sou inocente. Eles que têm que provar que as mentiras que estão contando são verdade. Então, Marisa, descanse em paz porque esse Lulinha paz e amor vai continuar brigando muito”, completou.

A cerimônia terminou pouco antes das 16h.

No final da tarde, o corpo foi cremado em cerimônia reservada para a famíli no crematório do cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo.

A ex-primeira-dama morreu na sexta-feira (3), aos 66 anos, após ficar dez dias internada no hospital Sírio-Libanês onde estava internada desde o dia 24 de janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Agonia permanente depois da busca

Relatos de pessoas próximas da família Lula dizem que a vida da ex-primeira-dama virou uma agonia permanente depois da busca e apreensão na casa dela, dos filhos e da condução coercitiva de Lula, determinada pelo juiz Sergio Moro em março do ano passado.

A informação foi publicada com exclusividade pela jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo. “Numa certa ocasião, assustada com um barulho na rua no meio da noite, de acordo com os mesmos relatos, Marisa chegou a cair da cama e a quebrar um dedo”, afirma a coluna.

Bergamo diz ainda que nas conversas com amigas, a ex-primeira-dama repetia sempre os detalhes da operação de busca e apreensão na casa dos filhos, em que até geladeiras foram vasculhadas e os iPads de seus netos, levados embora.

A colunista afirma ainda que a tensão de Marisa preocupava Lula, situação que se agravou com o fato de que neste ano ela teria que prestar vários depoimentos à Justiça. O primeiro deles seria no próximo dia 17 em Brasília. A intimação foi feita antes de Marisa Letícia ter o AVC e Lula teria pedido para ser ouvido por videoconferência, em São Paulo.

O depoimento diz respeito ao processo em que é investigado por supostamente tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. A denúncia, feita pelo ex-senador Delcídio do Amaral, não foi confirmada por Cerveró.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque escuto a senhora falar todos os dias no programa da Band, e escuto que sempre há um a palavra de amparo para o “Líder dos Pobres”…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …